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Os espaços experimentais das escolas públicas de arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?

Laverde, Albenise

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2017-06-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Os espaços experimentais das escolas públicas de arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
  • Autor: Laverde, Albenise
  • Orientador: Oliveira, Claudia Terezinha de Andrade
  • Assuntos: Práticas Experimentais; Ensino Da Tecnologia; Espaços Experimentais; Experimentação Construtiva; Metodologia Projetual; Materialidade; Building Experimentation; Materiality; Experimental Workspaces; Experimental Practice; Design Methodology; Technology Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese está inserida no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção da materialidade e seu papel como recurso pedagógico. Trata mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva implantados nas escolas públicas de arquitetura de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do país, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que estas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de arquitetura localizadas em diferentes regiões do país, com entrevistas direcionadas aos principais atores que atualmente estão à frente da área da Tecnologia da Construção. O trabalho trouxe contribuições de ordem teórica a partir da sistematização de uma bibliografia abrangente sobre um tema pouco estudado no contexto nacional. Quanto às contribuições de ordem prática, os dados obtidos nas visitas técnicas possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e sócio-econômicos e também, questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas. Estes resultados permitiram identificar as condições consideradas como essenciais na (re)formulação de estratégias voltadas à área da Tecnologia da Construção e sua infraestrutura, de maneira que as experiências existentes possam ser potencializadas e novas implantações tenham maior respaldo técnico de acordo com as particularidades contextuais.
  • DOI: 10.11606/T.16.2018.tde-18122017-153956
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2017-06-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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