skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

RE-ADJUSTMENT OF STRUCTURAL DESIGN IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS OF ARCHITECTS: CURRICULAR CUTTING/READEQUACAO DA CONCEPCAO ESTRUTURAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ARQUITETOS: RECORTE CURRICULAR/REAJUSTE DEL DISENO ESTRUCTURAL EN EL PROCESO DE ENSENANZA Y APRENDIZAJE DE LOS ARQUITECTOS: CORTE CURRICULAR

Menezes, Erika Stella Silva ; Freitas, Luiz Roberto da Cunha ; Souza, Jose de Souza, Junior ; Pantoja, Joao da Costa

International Journal of Professional Business Review (JPBReview), 2024-04, Vol.9 (4)

AOS: Strategy & Innovation

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    RE-ADJUSTMENT OF STRUCTURAL DESIGN IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS OF ARCHITECTS: CURRICULAR CUTTING/READEQUACAO DA CONCEPCAO ESTRUTURAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ARQUITETOS: RECORTE CURRICULAR/REAJUSTE DEL DISENO ESTRUCTURAL EN EL PROCESO DE ENSENANZA Y APRENDIZAJE DE LOS ARQUITECTOS: CORTE CURRICULAR
  • Autor: Menezes, Erika Stella Silva ; Freitas, Luiz Roberto da Cunha ; Souza, Jose de Souza, Junior ; Pantoja, Joao da Costa
  • Assuntos: Architects ; Schools ; Surveys ; Teaching
  • É parte de: International Journal of Professional Business Review (JPBReview), 2024-04, Vol.9 (4)
  • Descrição: Research Objective: Discuss the reassessment of the structural conception in the process of teaching and learning two architects, with views not aprimoramento and association with a new reality in the field of construction. Theoretical Framework: Construct a brief history on the design of structures for graduate courses in architecture, using surveys pointed out in the main works published in the area, to highlight the importance of readjusting the two courses to new market demands. Methodology: The applied methodology is not present article and bibliographic research, which consists of the analysis of literature related to thematic addressed systematically on the subject of teaching-learning of structures for graduate courses, in architecture. It is important to highlight that bibliographic research, in accordance with rigorous scientific standards, becomes essential for the construction of quality scientific work, updated, consistent and theoretically founded. Foram used books, newspapers, articles and Internet sites, among other sources. Results: There are several problems not in the teaching of structures in schools of architecture and urbanism, such as purely expository classrooms and teaching programs distant from current professional practice, which leads us to conclude that the Structural Chain of Two Courses presents gaps in its composition, for not making integration between other disciplines, not being updated with new market demands or the adoption of didactic resources with qualitative knowledge on structural behavior, or which results directly in failures in the technological training of architects. Theoretical and Practical Contributions: Faced with new market demands and surveys put forward during the research, or present work possibly relevant to the topic. Keywords: Teaching-Learning, Architecture and Urbanism, Academic Curriculum, Teaching Structures. Objetivo da Pesquisa: Discutir a readequacao da concepcao estrutural no processo de ensino e aprendizagem dos arquitetos, com vistas no aprimoramento e associacao a uma nova realidade no ambito das construcoes. Enquadramento Teorico: Construir um breve historico sobre o ensino das estruturas para cursos de graduacao em arquitetura, utilizando-se de levantamentos apontados nos principais trabalhos publicados na area, para apontar a importancia de readequar a cadeira dos cursos as novas demandas de mercado. Metodologia: A metodologia aplicada no presente artigo e pesquisa bibliografica, que consiste na analise da literatura relacionada a tematica abordada de forma sistematica sobre o tema ensino-aprendizagem de estruturas para cursos de graduacao, em arquitetura. Importante ressaltar que a pesquisa bibliografica, em conformidade com os rigorosos padroes cientificos, torna-se essencial para a construcao de um trabalho cientifico de qualidade, atualizado, consistente e fundamentado teoricamente. Foram utilizados livros, periodicos, artigos e sites da Internet, entre outras fontes. Resultados: Existem varios problemas no ensino de estruturas em escolas de arquitetura e urbanismo, como as aulas meramente expositivas e programas de ensino distantes da atual pratica profissional, o que nos leva a concluir que a cadeira de Estruturas dos cursos apresenta lacunas em sua composicao, por nao fazer a integracao entre outras disciplinas, nao estar atualizada com novas demandas de mercado ou adocao de recursos didaticos conhecimento qualitativo sobre comportamento estrutural, o que resulta diretamente em falhas na formacao tecnologica dos arquitetos. Contribuicoes Teoricas e Praticas: Frente as novas demandas de mercado e levantamentos apontados durante a pesquisa, o presente trabalho possui relevancia acerca do tema. Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem; Ensino das Estruturas; Arquiterura e Urbanismo; Curriculo Academico. Objetivo de la investigacion: Discutir a readequacao da concepcao estrutural no processo de ensino e aprendizagem dos arquitetos, com vistas no aprimoramento e associacao a uma nova realidade no ambito das construcoes. Enquadramento Teorico: Construir un breve historico sobre el aprendizaje de las estructuras para cursos de graduacao em arquitetura, utilizando-se de levantamentos apontados nos principais trabalhos publicados na area, para aportar la importancia de readecuar a cadeira dos cursos as nuevas demandas de mercado. Metodologia: Una metodologia aplicada no presente articulo e pesquisa bibliografica, que consiste en un analisis de la literatura relacionada con la tematica abordada de forma sistematica sobre el tema ensino-aprendizagem de estruturas para cursos de graduacao, em arquitetura. Importante ressaltar que a pesquisa bibliografica, em conformidade com os rigorosos padroes cientificos, torna-se esencial para a construcao de um trabalho cientifico de qualidade, atualizado, consistente y fundamentado teoricamente. Foram utiliza libros, periodicos, articulos y sitios de Internet, entre otras fuentes. Resultados: Existen varios problemas no ensino de estruturas em escolas de arquitetura y urbanismo, como as aulas meramente expositivas e programas de ensino distantes da atual pratica profissional, o que nos lleva a concluir que a cadeira de Estruturas dos cursos presenta lagunas en su composicion, Por no hacer una integracion entre otras disciplinas, no estar actualizado con nuevas demandas de mercado o adocao de recursos didaticos conhecimento cualitativo sobre comportamiento estructural, o que resulta directamente en faltas en la formacion tecnologica de los arquitectos. Contribuicoes Teoricas y Praticas: Frente a las nuevas demandas de mercado y levantamentos apontados durante la investigacion, o presente trabajo possui relevante acerca del tema. Palabras clave: Ensenanza-Aprendizaje, Arquitectura y Urbanismo, Curriculo Academico, Estructuras de Ensenanza. Doi:
  • Editor: AOS: Strategy & Innovation
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.