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Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforas; In media(tization) studies we love metaphors

Scolari, Carlos A.

MATRIZes; v. 17 n. 1 (2023); 37-56

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação 2023-04-30

Acesso online

  • Título:
    Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforas; In media(tization) studies we love metaphors
  • Autor: Scolari, Carlos A.
  • Assuntos: Mídia; Midiatização; Teoria; Modelos; Metáforas; Media; Mediatization; Theory; Models; Metaphors
  • É parte de: MATRIZes; v. 17 n. 1 (2023); 37-56
  • Descrição: The long history of mass communication theories is full of metaphors, from Shannon and Weaver’s ‘transmission channel’ to Noelle-Neumann’s ‘spiral of silence’. The objective of the chapter is to give an overview of the use of metaphors and models in mediatized communication studies. Special attention is given to the metaphors that support the representations of digital and interactive communication practices; in this context, the chapter deals with the metaphors of the Internet, the World Wide Web, and new platforms and introduces the main metaphors of media change. The chapter concludes with a series of reflections on the risks and benefits of metaphorical reasoning and includes a call for ‘metaphorical experimentation’.
    A longa história das teorias da comunicação de massa é cheia de metáforas: do “canal de transmissão” de Shannon e Weaver à “espiral do silêncio” de Noelle-Neumann. O objetivo deste capítulo é fornecer uma visão geral do uso das metáforas e modelos nos estudos de comunicação midiatizada. Atenção especial é dada às metáforas que apoiam as representações de práticas de comunicação digital e interativa; neste contexto, este capítulo lida com as metáforas da internet, a Rede Mundial de Computadores (World Wide Web) e novas plataformas, e introduz as principais metáforas de mudança de mídia. Conclui-se com uma série de reflexões sobre os riscos e benefícios do raciocínio metafórico, além de incluir uma chamada para a “experimentação metafórica”.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687/193630; https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687/193631
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
  • Data de criação/publicação: 2023-04-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português;Inglês

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