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Os veículos pesados e a segurança no projeto das curvas horizontais de rodovias e vias de trânsito rápido.

Ejzenberg, Sergio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2009-06-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Os veículos pesados e a segurança no projeto das curvas horizontais de rodovias e vias de trânsito rápido.
  • Autor: Ejzenberg, Sergio
  • Orientador: Pietrantonio, Hugo
  • Assuntos: Acidentes De Trânsito; Caminhões; Engenharia De Tráfego; Rodovias; Highway; Traffic Accident; Traffic Engineering; Truck
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia de Transportes
  • Descrição: As curvas horizontais das rodovias notoriamente colecionam acidentes de trânsito, nos quais geralmente os automóveis derrapam e escapam pela tangente, enquanto que os veículos pesados costumam tombar lateralmente. Os critérios consagrados de projeto geométrico das curvas, consideradas planas, ignoram a propensão dos veículos pesados ao tombamento lateral, confiando apenas nas forças de atrito lateral e na superelevação transversal da via para a manutenção do veículo em trajetória segura. O presente trabalho pretende desenvolver modelo de projeto que forneça margens de segurança tanto contra o escorregamento e o tombamento lateral de veículos pesados (semi-reboques) em curvas horizontais com greide descendente. O modelo proposto no presente estudo é sensível a fatores de segurança intrínsecos e extrínsecos aos veículos, incluindo características geométricas longitudinais e transversais da pista, e a variação da trajetória do veículo dentro da curva. Os resultados obtidos demonstram que os critérios de projeto atuais não garantem a segurança de semi-reboques em curvas descendentes de raio mínimo, principalmente nas curvas de menor velocidade. O critério desenvolvido permite o estabelecimento de margens de segurança para a regulamentação de velocidade em curvas horizontais descendentes já existentes, bem como possibilita a determinação da velocidade de projeto segura para curvas descendentes em novas vias.
  • DOI: 10.11606/D.3.2009.tde-09092009-132108
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2009-06-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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