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HEURÍSTICA DA ANCORAGEM E AJUSTAMENTO COMO INFLUENCIADORA DA INTENÇÃO DE COMPRA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE

Zwicker, Ana Amélia ; Löbler, Mauri Leodir

RGSA : Revista de Gestão Social e Ambiental, 2018-05, Vol.12 (2), p.39-54 [Periódico revisado por pares]

São Paulo: Centro Universitário da FEI, Revista RGSA

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  • Título:
    HEURÍSTICA DA ANCORAGEM E AJUSTAMENTO COMO INFLUENCIADORA DA INTENÇÃO DE COMPRA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE
  • Autor: Zwicker, Ana Amélia ; Löbler, Mauri Leodir
  • Assuntos: Anchoring ; Anchors ; Cognitive ability ; Colleges & universities ; Commercialization ; Consumption ; Electronic waste ; Electronics industry wastes ; Environmental engineering ; Heuristic ; Information systems ; Information technology ; Motivation ; Qualitative analysis ; Students ; Studies ; Sustainability ; Sustainable development ; Technology
  • É parte de: RGSA : Revista de Gestão Social e Ambiental, 2018-05, Vol.12 (2), p.39-54
  • Descrição: A Tecnologia da Informação encontra-se arraigada no escopo do desenvolvimento em uma escala global. Em virtude disso, abordar o consumo na perspectiva da Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) assume grande relevância no enfrentamento dos desafios para consecução da sustentabilidade ambiental. Assim, o objetivo deste estudo é verificar o efeito da ancoragem na intenção de compra dos consumidores de TI Verde. Em um delineamento complexo, um quase experimento foi aplicado em laboratório, com alunos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas da Informação de uma Universidade Federal, totalizando 170 respondentes. A âncora utilizada foi um vídeo informacional sobre lixo eletrônico previamente exposto à fase de instrumentalização da pesquisa. Para o experimento foram elaborados dois tipos de anúncios (A = com argumento ecológico (AE); B = sem argumento ecológico), utilizando-se informações reais de comercialização de um notebook. A partir das análises quantitativa e qualitativa, os resultados indicam mais um discurso sustentável do que uma intenção de compra propriamente dita: os alunos, em geral, mencionaram fortemente o AE como aspecto do produto importante em suas opiniões, porém, isto não se refletiu na intenção de compra. Contudo, as evidências sugerem que o conhecimento dos respondentes, aliado à ancoragem, interferem na intenção de compra dos sujeitos em relação à TI Verde, enfatizando a necessidade de estudos mais aprofundados em relação aos efeitos de diferentes contextos de aplicação nos resultados. Assim, a contribuição desta pesquisa está na introdução de ancoragem como uma heurística cognitiva para a área de consumo de TI Verde.
  • Editor: São Paulo: Centro Universitário da FEI, Revista RGSA
  • Idioma: Inglês;Português

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