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O universo narrativo de Latitudes: um estudo de caso das estratégias de transmidiação em uma produção ficcional brasileira

Penner, Tomaz Affonso

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2016-10-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O universo narrativo de Latitudes: um estudo de caso das estratégias de transmidiação em uma produção ficcional brasileira
  • Autor: Penner, Tomaz Affonso
  • Orientador: Mungioli, Maria Cristina Palma
  • Assuntos: Youtube; Estratégias De Transmidiação; Formatos Audiovisuais; Latitudes; Transmídia Storytelling; Youtube; Transmediation Strategies; Transmedia Storytelling; Audiovisual Formats
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A dissertação ora apresentada teve como objetivo central identificar e sistematizar as estratégias de transmidiação desenvolvidas no âmbito da produção da obra ficcional Latitudes (2013, 2014), um projeto transmídia veiculado em três plataformas diferentes: YouTube, televisão e cinema e, respectivamente, em três formatos: websérie, série de TV e longa metragem. Trata-se de pesquisa que utiliza a técnica de estudo de caso para analisar o surgimento de obras ficcionais produzidas para distribuição em diversas plataformas O trabalho discute o surgimento de novos gêneros e formatos relacionando-os ao contexto da hipertelevisão (Scolari, 2014) e da distribuição de conteúdos em multiplataformas, que marca a experiência estética audiovisual na contemporaneidade, proporcionando novas formas de produção, consumo e fruição. Também são discutidos modelos de negócio na cultura da convergência (Jenkins, 2008), nomeadamente no YouTube - repositório para a websérie Latitudes -, a partir da distribuição e consumo cada vez mais pautados em plataformas streaming, que ganham espaço frente à grade horária tradicional televisiva, no modelo broadcast. Apoiados nos estudos de linguagem de Bakhtin (2003) e em discussões sobre gêneros feitas por Barthes (2009), Eco (1994) e Mungioli (2012), os resultados das análises sugere uma aproximação entre os gêneros ficcional e documental na versão seriada exibida na televisão. Em termos de estratégias de transmidiação desenvolvidas em Latitudes, a análise revelou que a obra incorpora modelos de distribuição e consumo que se apresentam como tendências atuais na produção audiovisual brasileira. Quanto à construção narrativa, observamos como principais resultados o uso das estratégias de propagação (Fechine, 2013) e de reassistibilidade (Mittel, 2011) para o estabelecimento da transmidiação em Latitudes. Também incorporamos às discussões a análíse de estratégias de product placement, a partir de inserções roteirizadas, como modelo de capitalização eficaz em produtos audiovisuais que contam com a internet como principal veículo de distribuição.
  • DOI: 10.11606/D.27.2017.tde-21032017-111021
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2016-10-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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