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O reflexo da arte em Inhotim

Piazza, Rosana Aparecida Dalla

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte 2020-03-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O reflexo da arte em Inhotim
  • Autor: Piazza, Rosana Aparecida Dalla
  • Orientador: Ajzenberg, Elza Maria
  • Assuntos: Arte Contemporânea - Brasil; Espelho; Instituto Inhotim; Valeska Soares; Contemporary Art - Brazil; Inhotim Institute; Mirror
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte
  • Descrição: O presente estudo tem como primeira motivação explorar o uso do espelho e do espelho d\'água ao longo da História da Arte. Nas produções artísticas, algumas vezes, o espelho remete aos mitos greco-romanos, em outras se apresenta como retrato e autorretrato, isto porque o espelho é o estado atual do indivíduo que se \"reflete\" (aquele que especula, speculum, espelho). Nos retratos e autorretratos, o espelho é o ponto de partida para o conhecimento da pessoa que a imagem representa. Imerso nesse contexto, como recorte desta pesquisa selecionou-se a instalação Folly (2005-2009) de Valeska Soares, que através de espelhos d\'água e espelhos interativos conversa com o seu entorno - o acervo do museu a céu aberto, Inhotim, localizado no município de Brumadinho (MG). Nesse recorte, discutem-se as similaridades dos espelhos e dos reflexos em consonância com os espelhos d\'água do Jardim Botânico de Inhotim. Tem-se ainda grande atenção sobre a abordagem da artista diante da temática dos reflexos e dos espelhos em diálogo com a natureza, enfatizando, sobretudo, o conceito de construção e destruição das identidades. Assim sendo, colocam-se as questões centrais desta investigação: qual a importância do recurso do espelho no fazer artístico contemporâneo por essa artista? Como a representação do espelho cria um percurso especular na obra de Soares em Inhotim? Como se dá o processo criativo a partir do reflexo do espelho? E como se produz esse mecanismo especular entre as obras e o espaço natural? A partir dessas indagações, esta pesquisa apresenta dualismo dinâmico entre natureza e arte, sutilmente coreografado para facilitar as performances ritualísticas do público que, ao vivenciar a arte é transformado pela interatividade - mesmo que essa experiência seja transitória e que, no fim do dia, se retorne para casa.
  • DOI: 10.11606/D.93.2020.tde-14082020-185435
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte
  • Data de criação/publicação: 2020-03-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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