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EBAP e ISEB na busca por uma administração brasileira: uma imersão nos anos 1950 para iluminar o século XXI

Wanderley, Sergio ; Celano, Ana ; Oliveira, Fátima Bayma

Cadernos EBAPE.BR, 2018-01, Vol.16 (1), p.64-80A [Periódico revisado por pares]

Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

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Citações Citado por
  • Título:
    EBAP e ISEB na busca por uma administração brasileira: uma imersão nos anos 1950 para iluminar o século XXI
  • Autor: Wanderley, Sergio ; Celano, Ana ; Oliveira, Fátima Bayma
  • Assuntos: Curricula ; Development ; EBAP ; ECLAC ; Historical analysis ; History of Brazilian administration ; ISEB ; MANAGEMENT ; Public administration ; Studies
  • É parte de: Cadernos EBAPE.BR, 2018-01, Vol.16 (1), p.64-80A
  • Descrição: O curso de administraçâo se tornou o maior do Brasil e forma hoje um em cada cinco concluintes de curso superior. Dessa maneira, aumenta nossa responsabilidade como educadores em refletir sobre o conteúdo que ministramos. Nossa proposta de reflexâo é um mergulho nos anos 1950 - momento da criaçâo das primeiras escolas de graduaçâo -, com base num diálogo entre documentos daquele período e tres fontes de depoimentos de ex-alunos e ex-professores da Escola Brasileira de Administraçâo Pública (EBAP): em periódicos da época, depoimentos para o livro comemorativo dos 50 anos da Escola Brasileira de Administraçâo Pública e de Empresas (EBAPE) e entrevistas atuais com alunos e professores da época. A ciencia da administraçâo que se construía na década de 1950 era vinculada ao desenvolvimento, rejeitava o apriorismo da gerencia científica recebida dos EUA e buscava, a partir das ciencias sociais, promover de maneira crítica conteúdo que propiciasse a adaptaçâo das técnicas importadas a nossa realidade. Nessa busca por representar o contexto local, a EBAP se aproximou das proposiçöes do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e da Comissâo Económica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). A apreensâo do contexto local é fundamental para a formaçâo de bons profissionais. Resgatar os esforços produzidos pela EBAP nos anos 1950 para a construçâo de uma administraçâo brasileira, e as contribuiçöes que ISEB e CEPAL deram nesta empreitada, podem ajudar a nos mostrar caminhos de como (re)conectar a ciencia da administraçâo com o contexto nacional e, consequentemente, fornecer conteúdo relevante para nossos egressos.
  • Editor: Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
  • Idioma: Inglês;Português

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