skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Estratégias e Geração de Vantagem Competitiva no Mercado de Veículos Off Road: Análise Fenomenológica do Lançamento do Modelo Ford Ecosport no Brasil

Bazanini, Roberto ; Berton, Renato

Revista brasileira de marketing, 2011-09, Vol.10 (1), p.123-150

São Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE), PPGA

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Estratégias e Geração de Vantagem Competitiva no Mercado de Veículos Off Road: Análise Fenomenológica do Lançamento do Modelo Ford Ecosport no Brasil
  • Autor: Bazanini, Roberto ; Berton, Renato
  • Assuntos: Análise Fenomenológica ; Automobile industry ; Competitive advantage ; Empreendedorismo, Estratégia de Negócios ; Market strategy ; Marketing ; Phenomenology ; Studies
  • É parte de: Revista brasileira de marketing, 2011-09, Vol.10 (1), p.123-150
  • Descrição: No universo da administrao existem poucas pesquisas que fazem uso do mtodo fenomenolgico. O objetivo central da pesquisa est em identificar as inovaes e o empreendedorismo decorrentes das principais estratgias empregadas pela Ford do Brasil, no projeto e lanamento do veculo EcoSport, em 2003, tendo como referencial terico os pressupostos da teoria da RBV (Resource Based View) complementada pelas vertentes estratgicas propostas pela Escola empreendedora, Escola do posicionamento e Escola ambiental. Por meio do emprego do mtodo fenomenolgico na pesquisa qualitativa, anlise ps-factum, instrumentalizada atravs de entrevistas com especialista do mercado Off-Road, executivos da Ford, vendedores de concessionrias de automveis prprias e concorrentes, buscou-se identificar os recursos geradores de vantagens competitivas. Os resultados da pesquisa apontam para a pertinncia da anlise fenomenolgica ao detectar os recursos empregados pela Ford na perspectiva das estratgias de negcios: a presena do lder empreendedor; posicionamento do produto e capacidade produtiva em consonncia com as exigncias do ambiente. DOI: 10.5585/remark.v10i1.2203
  • Editor: São Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE), PPGA
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.