skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Un guión al revés: una aproximación didáctica a la lectura de Lucrécia D’A. Ferrara; A script in reverse: a didactical proposal for a reading of Lucrécia D’A Ferrara; Um roteiro às avessas: uma aproximação didática para a leitura de Lucrécia D’A. Ferrara

Martino, Luis Mauro Sa

Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 169-182

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2022-11-28

Acesso online

  • Título:
    Un guión al revés: una aproximación didáctica a la lectura de Lucrécia D’A. Ferrara; A script in reverse: a didactical proposal for a reading of Lucrécia D’A Ferrara; Um roteiro às avessas: uma aproximação didática para a leitura de Lucrécia D’A. Ferrara
  • Autor: Martino, Luis Mauro Sa
  • Assuntos: Comunicação; Epistemologia; Leitura; Lucrécia Ferrara; Comunicación; Lectura; Lucrecia Ferrara; Communication; Epistemology; Reading
  • É parte de: Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 169-182
  • Descrição: How to read Lucrecia Ferrara’s work? Certainly there is more than one way to deal with an intellectual production that deals with several subjects, from communication theory to urbanism, from design to semiotics and beyond. This paper intends to provide a draft for a reading of her work by presenting some of her main books, mainly in chronological order. It emerges from the classroom need for an initial presentation of Ferrara’s work, directed to undergraduate students or someone in the first steps of graduate studies. It does not intend to be a complete or critical discussion of her ideas, but only an aid for future readers. Grounded on bibliographical research, this paper briefly places her books in the context of communication studies.
    ¿Cómo leer la obra de Lucrécia D'Alessio Ferrara? Ciertamente hay más de una aproximación a un trabajo que se ramifica desde la Teoría de la Comunicación hasta el Urbanismo, desde el Diseño hasta la Semiótica. Este trabajo es una propuesta didáctica inicial para la lectura de su obra, nacida de las clases y lineamientos de investigación, presentando el desarrollo de algunos de los temas e ideas relacionadas con un concepto de comunicación que va surgiendo a lo largo del tiempo. Se propone un aporte cronológico de los temas principales: (1) una concepción ampliada del lenguaje, en diálogo con la semiótica; (2) estudios sobre la lectura comunicacional de la ciudad y las visualidades del espacio urbano y (3) un concepto de comunicación basado en la apertura del acto de comunicar. Estos puntos se presentan ubicando brevemente su producción en el contexto de los estudios de comunicación.
    Como ler o trabalho de Lucrécia D´'Alessio Ferrara? Certamente há mais de uma aproximação a uma obra que se ramifica da Teoria da Comunicação ao Urbanismo, do Design à Semiótica. Este trabalho é uma proposta didática inicial para a leitura de seu trabalho, nascida de aulas e orientações de pesquisa, apresentando o desenvolvimento de algumas dos temas e ideias relacionadas a um conceito de comunicação que emerge ao longo do tempo. Propõe-se um aporte cronológico das principais temáticas: (1) uma concepção expandida de linguagem, em diálogo com a semiótica; (2) estudos sobre a leitura comunicacional da cidade e das visualidades do espaço urbano e (3) um conceito de comunicação pautado na abertura do ato de comunicar. Esses pontos são apresentados situando-se brevemente sua produção no contexto dos estudos de comunicação.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/195398/188680; https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/195398/194815
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2022-11-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.