skip to main content

Espaço urbano e regularização fundiária. Práticas interdisciplinares

Suertegaray, Dirce M. (Dirce Maria)

Scripta nova : revista electrónica de geografía y ciencias sociales, 2007, Vol.11 Los problemas del mundo actual: respuestas y alternativas desde la geografía y las ciencias sociales (11)

Universitat de Barcelona

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Espaço urbano e regularização fundiária. Práticas interdisciplinares
  • Autor: Suertegaray, Dirce M. (Dirce Maria)
  • Assuntos: cidadania ; direito à cidade ; interdisciplinaridade ; regularização fundiária
  • É parte de: Scripta nova : revista electrónica de geografía y ciencias sociales, 2007, Vol.11 Los problemas del mundo actual: respuestas y alternativas desde la geografía y las ciencias sociales (11)
  • Descrição: Este artigo analisa as ações de extensão sobre propriedade de terras urbanas. A ação em análise diz respeito ao convênio entre Defensoria Pública do Estado do RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Pró-Reitoria de Extensão, Instituto de Geociências e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Integram este programa as áreas de Engenharia Cartográfica, Geografia, Ciências Sociais, Ciências jurídicas, Arquitetura e Comunicação. O objetivo institucional é reafirmar a extensão universitária pública como processo acadêmico articulado através do ensino e da pesquisa em função das demandas reais da comunidade, comprometidas com a formação dos estudantes, com a qualificação dos docentes e técnicos e com seu compromisso com a sociedade. Mais especificamente, promover análises locais relativas a questões ambientais, antropológicas e sociais, além da demarcação de lotes e seus respectivos mapeamento para fins de regularização fundiária, através de um processo de construção interdisciplinar e transdisciplinar. Neste texto prioriza-se, além da experiência, vivida uma reflexão sobre as práticas, com base nas perspectivas transdisciplinar e interdisciplinar, buscando avaliar os pontos de conflito vinculados à experiência. Esta avaliação é justificada, considerando que este projeto é relevante socialmente, pois trata da gestão urbana em áreas, por exemplo, de ocupação irregular no que se refere à posse da terra. Estas questões estão associadas, na sua maioria, a problemas de deterioração e/ou risco ambiental.
  • Editor: Universitat de Barcelona
  • Idioma: Catalão;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.