skip to main content

Leadership and job satisfaction in the Mobile Emergency Care Service context

André Almeida de Moura Andrea Bernardes; Alexandre Pazetto Balsanelli; Carina Aparecida Marosti Dessotte; Carmen Silvia Gabriel; Ariane Cristina Barboza Zanetti

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 28, art. e3260, 2020

Ribeirão Preto 2020

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 3012509 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    Leadership and job satisfaction in the Mobile Emergency Care Service context
  • Autor: André Almeida de Moura
  • Andrea Bernardes; Alexandre Pazetto Balsanelli; Carina Aparecida Marosti Dessotte; Carmen Silvia Gabriel; Ariane Cristina Barboza Zanetti
  • Assuntos: LIDERANÇA; ENFERMAGEM; SATISFAÇÃO NO TRABALHO; ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; SERVIÇOS MÉDICOS DE EMERGÊNCIA; Liderazgo; Enfermería; Satisfacción En El Trabajo; Urgencias Médicas; Administración De Personal; Servicios Médicos De Urgencia; Emergências; Leadership; Nursing; Job Satisfaction; Emergencies; Personnel Management; Emergency Medical Services
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 28, art. e3260, 2020
  • Notas: Texto em inglês, espanhol e português disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3455.3260. Acesso em: 08 dez. 2020
  • Descrição: Objetivo: evaluar la correlación entre la práctica del Coaching de Liderazgo ejercida por los coordinadores de enfermería y la satisfacción laboral, en la autopercepción de los coordinadores y en la percepción de los técnicos de enfermería del Servicio Móvil de Atención de Emergencia. Método: estudio descriptivo y correlacional que utilizó el Cuestionario de Autopercepción del Enfermero en el Ejercicio de Liderazgo para medir la autopercepción de liderazgo de los once coordinadores de enfermería y el Cuestionario de Percepción de Técnico/ Asistente de Enfermería en el Ejercicio de Liderazgo para verificar la percepción de 155 técnicos. Por otra parte, el Job Satisfaction Survey evaluó la satisfacción laboral en ambas categorías. Las correlaciones entre los dominios de los instrumentos se determinaron mediante la prueba de Spearman (p<0,05), y se analizó su poder de asociación. Resultados: El ejercicio de Coaching de Liderazgo se correlacionó con la satisfacción laboral (p-valor=0,001), tanto en la autopercepción de los coordinadores de enfermería, con una alta correlación (coeficiente de Spearman - 0,835), como en la percepción de los técnicos de enfermería, con asociación moderada (coeficiente de Spearman - 0,678). Conclusión: el Coaching de Liderazgo se correlacionó positivamente con la satisfacción en el trabajo, marcada por la confianza mutua, la interacción continua entre el líder (enfermero) y dirigidos (personal de enfermería) y la búsqueda de desarrollo profesional y personal
    Objetivo: avaliar a correlação entre a prática de Liderança Coaching exercida pelos coordenadores de enfermagem e a satisfação no trabalho, na autopercepção dos coordenadores e na percepção dos técnicos de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências. Método: estudo descritivo, correlacional, que utilizou o Questionário de Autopercepção do Enfermeiro no Exercício da Liderança para mensurar a autopercepção da liderança dos onze coordenadores de enfermagem e o Questionário de Percepção do Técnico/Auxiliar de Enfermagem no Exercício da Liderança para verificar a percepção dos 155 técnicos. Já o Job Satisfaction Survey avaliou a satisfação no trabalho de ambas as categorias. Foram determinadas as correlações entre os domínios dos instrumentos por intermédio do teste de Spearman (p<0,05), sendo analisado o seu poder de associação. Resultados: o exercício da Liderança Coaching correlacionouse com a satisfação no trabalho (p-valor=0,001), tanto na autopercepção dos coordenadores de enfermagem, com alta correlação (coeficiente de Spearman - 0,835), quanto na percepção dos técnicos de enfermagem, com moderada associação, (coeficiente de Spearman - 0,678). Conclusão: a Liderança Coaching apresentou correlação positiva com a satisfação no trabalho, marcada pela confiança mútua, interação contínua entre líder (enfermeiro) e liderados (técnicos de enfermagem) e a busca do desenvolvimento profissional e pessoal
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: art. e3260.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.