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A liderança do enfermeiro no Centro de Terapia Intensiva

Lima, Elaine Cantarella

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2015-09-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A liderança do enfermeiro no Centro de Terapia Intensiva
  • Autor: Lima, Elaine Cantarella
  • Orientador: Bernardes, Andrea
  • Assuntos: Enfermagem; Liderança; Terapia Intensiva; Intensive Care; Leadership; Nursing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A liderança consiste na influência de um grupo por um líder que se sobressai por suas ideias e que busca objetivos comuns. Na equipe de saúde, a liderança pode ser exercida por qualquer integrante, incluindo o enfermeiro que é um profissional de referência. A rotina do trabalho do enfermeiro de CTI exige deste profissional domínio do conhecimento, rapidez de raciocínio no sentido de tomar decisões assertivas, coordenando a equipe de profissionais de enfermagem, para que cada integrante contribua com eficiência e competência no atendimento ao ser humano. Estudos que identificam estilos de liderança no Centro de Terapia Intensiva são incipientes na realidade nacional, necessitando-se de maiores evidências científicas para dar subsídio à prática profissional neste cenário de alta complexidade. Encontrar evidências na literatura sobre o tema é essencial para dar sustentação às discussões acerca do papel do enfermeiro, enquanto líder de equipes que trabalham nesses serviços, tanto na lógica tradicional como na contemporânea, propiciando um panorama mais claro sobre o assunto, o que justifica a elaboração desta pesquisa. O estudo objetiva caracterizar as exigências críticas para o desempenho da liderança do enfermeiro que atua nos Centros de Terapia Intensiva de hospitais de um município do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, adotando-se a Técnica do Incidente Crítico como norteadora dos procedimentos metodológicos, realizada com 13 enfermeiros de um hospital público, cinco enfermeiros de um hospital privado e seis enfermeiros de um hospital filantrópico de um município do interior do Estado de São Paulo. Os resultados foram agrupados em 61 incidentes críticos extraídos dos relatos. A análise dos dados constou da identificação e do agrupamento de 233 comportamentos e 104 consequências. Os dados coletados foram categorizados, segundo as situações críticas semelhantes, seguidas dos comportamentos e das consequências positivas e negativas decorrentes das diversas situações. Na avaliação das categorias, verificou-se que as falhas no gerenciamento e no processo de comunicação, a forma como é utilizada a autoridade, a supervisão com intuito de fiscalização, a falta de planejamento, de orientação, de educação e de conhecimento teórico e prático, bem como os objetivos do enfermeiro em prol dos objetivos do grupo são tidos como dificultadores do exercício da liderança. Já a comunicação adequada, o conhecimento, a supervisão com o intuito de orientação, o envolvimento do grupo em prol dos objetivos, o planejamento adequado, a orientação e educação da equipe são considerados facilitadores da liderança do enfermeiro no Centro de Terapia Intensiva, evidenciando-se a importância de serem trabalhadas essas questões. Sendo assim, o conhecimento dos enfermeiros, a respeito das teorias contemporâneas da liderança, torna-se fundamental, uma vez que essas teorias valorizam o relacionamento interpessoal, incentivando o grupo no alcance dos objetivos por meio da motivação e focando na transparência e confiança à medida que envolvem os liderados no processo decisório. Facilitam, também, o processo de comunicação, enfatizando os aspectos comportamentais, crenças e valores e apontando para a importância da flexibilidade. O uso da liderança contemporânea e inovadora impacta positivamente nos resultados da organização e, consequentemente, na melhoria da qualidade de atendimento ao paciente
  • DOI: 10.11606/D.22.2016.tde-05012016-140908
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2015-09-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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