skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Arquitetura moderna das escolas "S" paulistas, 1952 - 1968 projetar para a formação do trabalhador

Artemis Rodrigues Fontana Ferraz Maria Lúcia Caira Gitahy

2008

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:727.1 F381a )(Acessar)

  • Título:
    Arquitetura moderna das escolas "S" paulistas, 1952 - 1968 projetar para a formação do trabalhador
  • Autor: Artemis Rodrigues Fontana Ferraz
  • Maria Lúcia Caira Gitahy
  • Assuntos: ESCOLAS (ARQUITETURA) -- 1952-1968 -- SÃO PAULO; ESCOLA PROFISSIONALIZANTE (ARQUITETURA) -- SÃO PAULO; ARQUITETURA MODERNA -- SÃO PAULO (SP)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A tese documenta e analisa a arquitetura das escolas paulistas dos três "S", SENAI (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial), SESC (Serviço Social do Comércio) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), concebidas de 1952 a 1968. Tem o propósito de ampliar a perspectiva de análise da arquitetura moderna brasileira, especialmente projetada para a formação do trabalhador. Consciente da atuação de âmbito nacional dos "S", criados na década de 1940, a pesquisa abrange as escolas projetadas em todo o estado de São Paulo, a região mais industrializada do Brasil. Para melhor compreender a história social das obras analisadas, houve pesquisa documental e bibliográfica, aprofundando a "leitura" projetual das escolas investigadas. Durante as décadas de 1950 e 1960, há um processo de aceleração da industrialização brasileira, não por acaso, acompanhada por uma "era de ouro" da construção de escolas dos três serviços. Tanto na pedagogia quanto na arquitetura, buscava-se a modernização. O trabalho evidencia a atualização dos profissionais brasileiros quanto aos requisitos colocados pelo paradigma técnico-econômico ("americanização") que então se difundia por todo o mundo, assim como, as possibilidades de democratização que foram exploradas no campo pedagógico (Progressive School). No entanto, o modo de fazer o edifício-escola revela os conceitos de seus idealizadores brasileiros. O trabalho identificou um momento de mudança na arquitetura das escolas para formação
    do trabalhador tanto nos Estados Unidos, quanto no Brasil. Da escola tradicional para a moderna, a pesquisa explora as diferentes premissas envolvidas em sua construção e revela o quanto se buscou, no caso da última, casar pedagogia e arquitetura moderna na escola industrial e comercial brasileira
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: 520 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.