skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Produção midiática no espaço educativo formal: análise de projetos autorais desenvolvidos sob a perspectiva da Educomunicação em unidades de ensino do Alto Tietê.

Costa, Suéller Oliveira Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-12-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Produção midiática no espaço educativo formal: análise de projetos autorais desenvolvidos sob a perspectiva da Educomunicação em unidades de ensino do Alto Tietê.
  • Autor: Costa, Suéller Oliveira Da
  • Orientador: Citelli, Adilson Odair
  • Assuntos: Tempo Escolar; Projetos; Produção Midiática; Educomunicação; Autoria; Media Production; Educommunication; Projects; School Schedule; Authorship
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Comunicação
  • Descrição: Este estudo investigou o processo de produção, organização e coordenação de projetos que inter-relacionam a Comunicação e a Educação articulados em escolas públicas do Alto Tietê nos três ciclos finais da Educação Básica: ensino Fundamental I (5º ano), Fundamental II (9º ano) e Médio (3º ano). São iniciativas realizadas de forma interdisciplinar e que instigam a autoria por meio da produção midiática no espaço educativo. Os canais informativos - como jornais, blogs, web tevês e rádio escolar - são articulados pelas unidades e conduzidos por educadores que acreditam no potencial transformador de ações que estimulam a expressão crítica, criativa e comunicativa dos alunos. Estes profissionais veem os projetos como uma forma de ampliar os fluxos comunicativos no ambiente escolar, propagar a gestão participativa e promover uma educação emancipadora. Trata-se de um estudo de caso e o recorte é formado por duas unidades de ensino, localizadas em Biritiba Mirim e Ferraz de Vasconcelos. De cunho qualitativo, a pesquisa acompanhou o processo de desenvolvimento das atividades com o objetivo de investigar os desafios para manter essas propostas em consonância com as demais responsabilidades das instituições diante de uma temporalidade escolar cronometrada, categórica e disciplinar. Como administrar o tempo para proporcionar atividades diferenciadas que vão além da sala de aula, do cronograma, do projeto político-pedagógico e da carga horária? Como manter projetos comunicativos quando eles não integram o programa escolar ou são apoiados por uma política pública? Sob a perspectiva da Educomunicação, conforme a visão do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), da Universidade de São Paulo (USP), o estudo avaliou as temporalidades escolares, a participação dos alunos, o envolvimento dos professores, a parceria dos gestores e os benefícios de propostas que incentivam os recursos comunicacionais e tecnológicos com vista ao protagonismo juvenil e à gestão democrática e participativa. Os resultados foram obtidos com a observação, entrevistas e aplicação de questionários.
  • DOI: 10.11606/D.27.2018.tde-27122018-115509
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-12-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.