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Limites e possibilidades no ensino de projeto de arquitetura

Kotchetkoff, Júlia Coelho

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2016-10-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Limites e possibilidades no ensino de projeto de arquitetura
  • Autor: Kotchetkoff, Júlia Coelho
  • Orientador: Lancha, Joubert José; Silva, Maria Madalena Ferreira Pinto da
  • Assuntos: Ensino E Aprendizagem; Projeto De Arquitetura; Arquitetura; Ensino; História Da Arquitetura; History Of Architecture; Architectural Design; Education; Architecture; Teaching And Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho busca compreender e questionar a declaração, característica do período Moderno, de que Projeto de Arquitetura não se ensina, mas se aprende. Pretende entender as razões pelas quais fora proclamada e disseminada, e as chaves pelas quais pode ser contestada. Assim, a pesquisa almeja descobrir quais possibilidades existem ao ensino de Projeto de Arquitetura, em meio as suas limitações. Para tal, em uma primeira etapa o trabalho diferencia as noções de ensinar e aprender, pesquisando em fontes etimológicas, filosóficas e históricas. Tal etapa é necessária para que se compreenda os atributos que poderiam tornar algo aprendível, mas não ensinável. Também, para que se conheça os argumentos sob os quais se afirma uma imprescindível correlação entre os dois polos, de modo que tudo o que fosse possível de aprender também o fosse de ensinar. A segunda etapa do trabalho vasculha a história da instrução e do aprendizado da ação de projetar em arquitetura. Complementando as descobertas do capítulo anterior, essa passagem aponta motivos que basearam a declaração da impossibilidade do ensino, e, em contraposição a tal ato, apresenta diversas maneiras com que já se ensinou a projetar ao longo da história. Em um terceiro momento, que se apropria dos dois anteriores, a pesquisa lista aspectos que poderiam fundamentar a impossibilidade do ensino para arquitetura, e contraposições a eles. Firma-se, assim, um panorama de limites e possibilidades ao ensino de Projeto de Arquitetura. A fim de conferir e complementar tal cenário, no quarto momento utiliza-se um estudo de caso, composto de uma série de livros com temas vinculados ao ensino de projeto de arquitetura. Verificando aquilo ausente nas publicações constatou-se acerca das limitações, e analisando aquilo presente compreendeu-se e se explicou acerca das possibilidades ao ensino. Foram realizadas diversas classificações a fim de organizar estes dois campos, e assim surgiram as classes dos Conteúdos e das Capacidades. Dentro do primeiro campo, encontrou-se duas classes que tornam mais nítida a definição de arquitetura, e que conseguem esclarecer quais as dificuldades para a ação de projeto. Trata-se das Questões, a parcela verbalmente comunicável que tematiza a Arquitetura, e dos Produtos, os objetos de fato arquitetônicos, constituídos de formas, espaços e materialidade. Percebeu-se que estas duas classes, e suas posteriores subdivisões, relacionam-se por meio de um processo, denominado de Tradução, que as transforma, uma vez que são constituídas de naturezas diferentes. A caracterização dos elementos e dos processos envolvidos na ação de projetar permitiu localizar os pontos em que haveria limitações, mas não impossibilidade, para o ensino em especial no campo das Capacidades; e os pontos que poderiam ser explorados dentro do ensino, pois estão ao seu alcance os Conteúdos. Tal organização permitiu não somente responder a uma declaração que bloqueava o desenvolvimento do ensino, mas gerar um panorama dos limites e possibilidades tanto ao aprendizado quanto ao ensino de Projeto de Arquitetura.
  • DOI: 10.11606/D.102.2017.tde-23012017-105436
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2016-10-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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