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A mulher na publicidade automobilística

Renato José Ribeiro Perracini Giselle Gubernikoff

2004

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t659.10981 P454m e.2 )(Acessar)

  • Título:
    A mulher na publicidade automobilística
  • Autor: Renato José Ribeiro Perracini
  • Giselle Gubernikoff
  • Assuntos: PROPAGANDA -- BRASIL; PROPAGANDA (TEMAS); MULHERES; AUTOMÓVEIS
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação apresenta e resume o Estudo Exploratório, objetivando verificar a presença e evolução da imagem feminina na publicidade automobilística que atingiu o Brasil desde o surgimento do automóvel como mercadoria, em fins do século dezenove. A pesquisa identificou, localizou, examinou perto de mil peças publicitárias impressas - anúncios, cartazes, cartazetes, displays, folhetos e outros materiais publicitários - selecionando previamente aquelas em que se achava presente a imagem feminina, velada ou explícita, em texto ou ilustração, conforme os critérios da metodologia adotada. Foram compulsadas dezenas de títulos de publicações, inclusive estrangeiras, estas por representarem um forte contingente de mídia no Brasil, principalmente nos últimos anos do século dezenove e primeiros anos do século vinte, antes do surgimento do cinema, do rádio e da televisão. Da classificação e análise desse material, resultaram as peças mais representativas do objeto visado, em suas constantes e variáveis, que foram agrupadas em sete Fases, correspondentes a períodos marcantes da evolução do automóvel, da disseminação da comunicação mercado lógica e da participação feminina no contexto econômico-social das civilizações ocidentais e ocidentalizadas, particularmente no Brasil. Ao rastrear a trajetória da imagem feminina na publicidade do automóvel, este Estudo encontrou seis formas diferentes de sua utilização, desde o caráter meramente
    decorativo, ainda persistente nos dias atuais, passando por representações reveladoras da maior ou menor participação feminina na vida sócio-econômica e, finalmente, quando a mulher atingiu a condição de consumidora final do produto. A evolução da imagem feminina na publicidade do automóvel, ao longo do século vinte, corresponde à própria trajetória ascensional da mulher brasileira, no rumo de sua emancipação. Com vistas ao futuro aprofundamento do tema, este Estudo Exploratório reuniu e classificou também uma extensa bibliografia, inclusive histórica, visando situar os documentos coligidos face às circunstâncias sociais, econômicas e políticas em que ocorreram, e criando condições de interpretá-los à luz de disciplinas como a antropologia, a psicologia, o marketing e as teorias da comunicação.
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 221 p.
  • Idioma: Português

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