skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Ensino de arquitetura de computadores utilizando simuladores completos
André Evandro Lourenço Edson Toshimi Midorikawa 1965-
2004
Localização:
EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central
(FD-3742 )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Ensino de arquitetura de computadores utilizando simuladores completos
Autor:
André Evandro Lourenço
Edson Toshimi Midorikawa 1965-
Assuntos:
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
;
ENSINO POR COMPUTADOR
;
SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM)
;
ANÁLISE DE DESEMPENHOS (ARQUITETURA DE COMPUTADORES)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Sistemas Digitais
Descrição:
Os currículos dos cursos de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e afins ministrados nas universidades brasileiras e estrangeiras possuem, dentre outras, a disciplina de Arquitetura de Computadores. Esta disciplina tem como objetivo apresentar ao aluno o computador como um agregado de componentes eletrônicos, mostrando o seu funcionamento no nível de linguagem de máquina e de linguagem assembly. O curso de Arquitetura de Computadores possui um conteúdo altamente complexo e seja qual for o método adotado pelo docente, a assimilação por parte dos alunos é sempre difícil, pois o aluno é exposto a um certo nível de detalhes nem sempre visível. Procurando por soluções pedagógicas mais favoráveis, desenvolveram-se diversas metodologias a fim de sanar o déficit de aprendizagem dos alunos. Uma possível solução para este problema foi o desenvolvimento dos simuladores completos, ou seja, aplicações capazes de simular por completo todos os componentes de uma máquina real, além de ser uma alternativa simples e barata para a maioria das universidades que não podem dispor de laboratórios com vários sistemas de computadores com arquiteturas diferentes. Dentre os diversos simuladores disponíveis no mercado, optou-se pelo simulador SimICS da Virtutech por ser capaz de simular, dentre outras arquiteturas, as seguintes: x86 e IA-64 da Intel, x86-64 da AMD, Sparc da SUN, PowerPC da IBM. O SimICS ainda é capaz de simular uma rede de computadores e máquinas paralelas com
processadores de 32 bits ou 64 bits, possibilitando também estudos de arquiteturas paralelas e distribuídas. O objetivo deste trabalho é propor uma nova metodologia de ensino para os cursos de Arquitetura de Computadores, principalmente aqueles voltados para as novas arquiteturas de 64 bits. ) Nesta proposta se levará em consideração a utilização de simuladores completos como uma ferramenta de apoio pedagógico onde se apresentará, a um custo relativamente baixo, propostas para as aulas teóricas e práticas
Data de criação/publicação:
2004
Formato:
56 p apêndices.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript