skip to main content

Clorexidina como primer antiproteolítico na resistência de união à dentina técnica de aplicação, umidade do substrato, e envelhecimento

K. Landmayer M. C Rosin; B. H Anhesini; J. A Gilhêta; G. A Liberatti; Adriana Bona Matos; Heitor Marques Honório; Luciana Fávaro Francisconi dos Rios; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (35. 2018 Campinas)

Brazilian Oral Research v. 32, p. 246, res. PN0122, 2018. Supplement 2 1807-3107

São Paulo 2018

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Clorexidina como primer antiproteolítico na resistência de união à dentina técnica de aplicação, umidade do substrato, e envelhecimento
  • Autor: K. Landmayer
  • M. C Rosin; B. H Anhesini; J. A Gilhêta; G. A Liberatti; Adriana Bona Matos; Heitor Marques Honório; Luciana Fávaro Francisconi dos Rios; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (35. 2018 Campinas)
  • Assuntos: CLOREXIDINA -- ADMINISTRAÇÃO E DOSAGEM; RESISTÊNCIA DE UNIÃO (ODONTOLOGIA); DENTINA -- FISIOLOGIA
  • É parte de: Brazilian Oral Research v. 32, p. 246, res. PN0122, 2018. Supplement 2 1807-3107
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2018
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Questiona-se o uso da clorexidina (CHX) como primer antiproteolítico (PA), especialmente quando da aplicação sob condições controladas. Avaliam-se, ora, técnicas clinicamente exequíveis para aplicação da CHX e seus reflexos na resistência de união (RU) à dentina, seca ou úmida, ao longo do tempo. A dentina superficial oclusal de 3os molares foi exposta à ação de lixa de SiC, condicionada, lavada, seca (S: jato de ar) ou mantida úmida (U: papel absorvente), e submetida à aplicação de água destilada (C: controle) ou de CHX a 2% (CHX: 2%), com micropincel (P: excessos removidos com papel absorvente; SCP/UCP/S2%P/U2%P, n=7) ou chumaço de algodão (A: jato de ar concomitante; SCA/UCA/S2%A/ U2%A, n=7). O adesivo Adper Single Bond 2 foi aplicado e a porção coronária, reconstruída com a resina Filtek Z350. Os espécimes foram seccionados em palitos e testados (µTBS; 0,5 mm/min) imediatamente, ou após 6 ou 12 meses de envelhecimento. Os dados foram analisados por meio de ANOVA a 4 critérios e teste de Tukey (α=0,05). Apenas o envelhecimento exerceu, por si, influência significante sobre os resultados (p<0,001); houve, porém, interação entre a umidade do substrato e o PA (p=0,041) e entre a umidade e a técnica de aplicação (p=0,038). A RU é, em qualquer situação, superior no tempo imediato; a conservação da umidade a prejudica quando água é utilizada como PA e quando pincel é utilizado para aplicação. Há que se reavaliar a efetividade da CHX como PA, mas confirma-se que excesso de umidade pode prejudicar a convencional adesão à dentina quando do uso de adesivo condicione e lave simplificado.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 246, res. PN0122.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.