skip to main content

Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva

Maria de Lourdes Merighi Tabaquim Camila Guedes de Azevedo Nardi; Juliana Brocco Ferrari; Cibelle Nunes Moretti; Midori Otake Yamada; Maria Cecília Bevilacqua

Revista CEFAC São Paulo v. 15, n. 6, p. 1475-1481, nov./dez. 2013

São Paulo 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva
  • Autor: Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
  • Camila Guedes de Azevedo Nardi; Juliana Brocco Ferrari; Cibelle Nunes Moretti; Midori Otake Yamada; Maria Cecília Bevilacqua
  • Assuntos: PERDA AUDITIVA; COGNIÇÃO; DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • É parte de: Revista CEFAC São Paulo v. 15, n. 6, p. 1475-1481, nov./dez. 2013
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2014
  • Notas Locais: MPro Digital
  • Descrição: OBJETIVO: avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com diagnóstico de deficiência auditiva. MÉTODO: participaram do estudo 50 crianças com diagnóstico de deficiência auditiva, com idade média de 16,1 meses, de ambos os gêneros. Empregou-se a entrevista semi-estruturada com os pais para a obtenção da história de vida da criança, a Escala de Desenvolvimento Comportamental e a Escala de Avaliação da Reação de Retração do Bebê. RESULTADO: o estudo identificou 80% das crianças com perda auditiva profunda bilateral. O Quociente de Desenvolvimento na normalidade ocorreu em 76% da amostra, sendo as funções da linguagem e pessoal-social, as mais prejudicadas. Os níveis de ajustamento afetivo e interacional foram caracterizados pelas reações de alarme para problemas de interação pessoal-social. CONCLUSÃO: as competências defasadas de habilidades verbais e não-verbais mostraram implicações no desenvolvimento cognitivo, sugestivas da condição da criança com perda auditiva e dos fatores de risco associados, com limitação circunstancial a trocas comunicativas que promovem o desenvolvimento de competências adaptativas e o fortalecimento da auto-estima para as relações
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 1475-1481.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.