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Educational coalitions in Brazil: relationship with the government and influence over the Educational Development Plan

Simielli, Lara Elena Ramos

Revista de administração pública (Rio de Janeiro), 2013-05, Vol.47 (3), p.567 [Periódico revisado por pares]

Fundacao Getulio Vargas

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Citações Citado por
  • Título:
    Educational coalitions in Brazil: relationship with the government and influence over the Educational Development Plan
  • Autor: Simielli, Lara Elena Ramos
  • Assuntos: Actors ; Actresses ; Analysis ; Case studies ; Political activity ; Political aspects
  • É parte de: Revista de administração pública (Rio de Janeiro), 2013-05, Vol.47 (3), p.567
  • Descrição: Nowadays, the two most prominent coalitions in the Brazilian educational context are the "Campanha Nacional pelo Direito a Educacao" and the "Todos pela Educacao". These two coalitions differ from the historical movements due to their capacity to aggregate various actors from government and non-government organizations, and from different hierarchical levels in a single alliance, due to shared values and beliefs - close to the concept of advocacy coalitions proposed by Sabatier and Jenkins-Smith (1993). Despite of sharing the same final goal, however, the two coalitions have different origins, compositions, financial sources and strategies. Their relationship with the government is one of the topics that most differentiates them, which will be analyzed using the launch of the Educational Development Plan (PDE) as a case study, due to the similarity between the name of one of the coalitions and one of the objectives proposed by the PDE. In this article, we will present the two coalitions and their relationship with the government, using the PDE as an example. KEYWORDS: advocacy coalitions; educational public policy; Educational Development Plan (PDE); National Campaign on the Right to Education; All for Education. Atualmente, duas coalizoes lutam pela melhoria da qualidade da educacao no Brasil: a Campanha Nacional pelo Direito a Educacao e o Todos pela Educacao. Essas duas coalizoes diferenciam-se dos movimentos historicos por sua capacidade de agregar atores provenientes de instituicoes governamentais e nao governamentais, de diversos niveis, que possuem valores e crencas comuns em uma alianca unica, aproximando-se do conceito de coalizoes advocatorias proposto por Sabatier e Jenkins-Smith (1993). Apesar da bandeira comum, elas possuem origens, composicoes, metas e formas de atuacao completamente diferentes--a relacao com o governo e um dos pontos que mais as diferencia. O lancamento do Plano de Desenvolvimento da Educacao (PDE), com uma das medidas intitulada "Plano de Metas Compromisso Todos pela Educacao", gerou questionamentos com relacao a similaridade dos nomes entre um plano de governo e uma das coalizoes. Neste artigo, apresentaremos as duas coalizoes e a relacao de ambas com o governo, utilizando o PDE como estudo de caso. PALAVRAS-CHAVE: coalizoes advocatorias; politica publica em educacao; Plano de Desenvolvimento da Educacao (PDE); Campanha Nacional pelo Direito a Educacao; Todos pela Educacao (TPE). En la actualidad, dos coaliciones tienen el liderazgo en la disputa por la mejora de la educacion en Brasil: "Campanha Nacional pelo Direito a Educacao" y "Todos pela Educacao". Ambas coaliciones son distintas a los movimientos historicos debido a su capacidad de unir actores provenientes de instituciones gubernamentales y no gubernamentales de distintos niveles, con valores y creencias comunes en una alianza unica; acercandose asi al concepto de advocacy coalitions propuesto por Sabatier y Jenkins-Smith (1993). A pesar del objetivo final comun, tienen origenes, composicion y formas de actuar completamente diferentes; la relacion con el gobierno es uno de los puntos que mas las diferencia. La puesta en marcha del Plan de Desarrollo de la Educacion (PDE) con una de sus medidas llamada "Plano de Metas Compromisso Todos pela Educacao" genero dudas acerca de la similitud de nombres entre una de las coaliciones y un plan gubernamental. En este articulo, presentamos a las dos coaliciones y su relacion con el gobierno, usando el PDE como caso de estudio. PALABRAS CLAVE: advocacy coalitions; politica publica para la educacion; Plan de Desarrollo de la Educacion (PDE); Campana Nacional por el Derecho a la Educacion; Todos por la Educacion (TPE).
  • Editor: Fundacao Getulio Vargas
  • Idioma: Português

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