skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Análise do Aprendizado das Habilidades e Competências do Enem no uso da Aula Invertida na Educação Básica

Santos Junior, Helio Jose Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2019-09-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise do Aprendizado das Habilidades e Competências do Enem no uso da Aula Invertida na Educação Básica
  • Autor: Santos Junior, Helio Jose Dos
  • Orientador: Biscaro, Helton Hideraldo
  • Assuntos: Aula Invertida; Ensino De Matemática; Ensino Médio; Revisão Sistemática; Metodologia Ativa; Active Methodology; Secondary Education; Mathematics Teaching; Inverted Classroom; Systematic Review
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Com o aumento gradativo do uso de computadores e dispositivos móveis em casa e na escola por jovens, surgem inúmeras possibilidades de trabalhar com recursos tecnológicos e de criar ambientes mais dinâmicos de aprendizagem. Uma das práticas de ensino e aprendizagem da metodologia ativa é a aula invertida. O questionamento desta dissertação é a efetividade do aprendizado da aula invertida, em relação à aula tradicional. A pergunta de pesquisa é a seguinte: É possível desenvolver as habilidades e competências indicadas nos PCNs e necessárias para o Enem, aplicando o método da aula invertida com os alunos da educação básica? Para responder essa pergunta, seguiram-se duas etapas. A primeira etapa foi a revisão sistemática uma busca sistemática de documentos relacionados à aplicação de metodologias ativas na literatura científica. A segunda etapa foi a aplicação de uma sequência didática com 171 alunos do 1o ano do ensino médio durante quatro semanas, referente ao assunto de matemática financeira, em uma escola de educação básica privada, na zona sul de São Paulo, usando o método da aula invertida. No final da sequência didática, aplicou-se uma avaliação com questões do Enem e, com os resultados, mostrou-se uma análise estatística, usando média, desvio-padrão e curva de Gauss, com os três dados obtidos. Com o resultado da pesquisa e utilizando os dados divulgados do Inep a saber, a escala de proficiência do Enem, os microdados da escola e o resultado do Enem , mostramos que o aproveitamento alcançado em cada um dos três dados pesquisados foi: no método da aula invertida, 49,49% de aproveitamento; no método da aula tradicional, 36,17% de aproveitamento; e, no Enem a nível nacional, 12,23% de aproveitamento.
  • DOI: 10.11606/D.55.2020.tde-07012020-094927
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 2019-09-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.