skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Sugestão de um processo de avaliação das metodologias ativas de ensino, IPA: índice percentual de aprendizagem

Nunes, Marcos Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2019-10-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sugestão de um processo de avaliação das metodologias ativas de ensino, IPA: índice percentual de aprendizagem
  • Autor: Nunes, Marcos Oliveira
  • Orientador: Biscaro, Helton Hideraldo
  • Assuntos: Avaliação; Mapeamento Sistemático; Matemática; Metodologias Ativas; Active Methodologies; Evaluation; Mathematics; Systematic Mapping
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: De tempos em tempos, surgem novas metodologias de ensino, o que é muito bom, pois, como vivemos numa sociedade em constante mudança, entendemos que o processo de aprendizagem não pode ser diferente. Encontramos, então, métodos que tornam o aluno protagonista desse processo que ficaram conhecidos como metodologias ativas. Apesar de bem fundamentados, esses processos precisam demonstrar sua eficácia em relação aos métodos tradicionais. Para compreender o cenário de como essas avaliações e comparações eram realizadas, fizemos um levantamento bibliográfico através de um mapeamento sistemático que nos revelou uma lacuna e nos levou a perceber a necessidade de um método avaliativo comparativo entre essas metodologias. Usamos então a Taxonomia de Bloom para nortear nossa pesquisa, já que ela é a base para as teorias que dão origem a diversas metodologias ativas, como a sala de aula invertida, por exemplo. Como matemáticos, sentimos a necessidade de uma referência numérica que respaldasse a aplicação de qualquer que fosse a mudança de metodologia. Depois de propor um método que quantifica percentualmente e classifica em cinco níveis a aprendizagem do grupo de alunos, podemos perceber que um leque de opções de aplicações e estudos podem surgir a partir desses dados, dando mais segurança ao professor que desejar utilizar uma metodologia ativa.
  • DOI: 10.11606/D.55.2020.tde-05022020-170848
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 2019-10-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.