skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

"All power to the black people": dialogues about collaborative practices between beings in afro-diasporic places and times/"Todo poder ao povo preto": dialogos sobre praticas colaborativas entre seres em lugares e tempos afrodiasporicos

de Carvalho, Patricia Marinho ; de Matos Soares, Alice

Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 2021-12 (37), p.164 [Periódico revisado por pares]

Museu de Arqueologia e Etnologia - Universidade de Sao Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    "All power to the black people": dialogues about collaborative practices between beings in afro-diasporic places and times/"Todo poder ao povo preto": dialogos sobre praticas colaborativas entre seres em lugares e tempos afrodiasporicos
  • Autor: de Carvalho, Patricia Marinho ; de Matos Soares, Alice
  • É parte de: Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 2021-12 (37), p.164
  • Descrição: This article reflects upon the experiences lived in a 30-day student mobility program aimed at studying the African diaspora. The project proposal was based on the understanding of the emergence and complexity of the theme and its past and present unfolding. Despite the relevance of these sociocultural issues, few undergraduate (and graduate) courses in Archeology address the contemporary debate on race, racism, and anti-racism - essential for the formation of Afro-descendant students or not. The activities developed in the course of the program were based on an Afro-centered and collaborative theoreticalmethodological approach, aimed at instilling a critical thinking on students about the Afro-diaspora materiality by encouraging self-reflection on their role in a society marked by structural racism. To this end, the program comprised activities beyond those offered in the Museum of Archeology and Ethnology (MAE-USP) and the University of Sao Paulo (USP), including partnerships with non-archeologists who are scholars of the African diaspora - an experience here termed "collaborative guidance." Throughout the mobility program, Alice searched the USP libraries, visited the MAE-USP technical reserve, attended a thesis defense meeting, and participated in activities promoted by the MAE-USP Educational Department. Outside the University gates, the experience included the organization and attendance to a series of activities related to Afro-diaspora and Afro-centered themes, debates, samba circles, plays, book launches, visits to museums, parades, visits to terreiros, and exhibitions. Beyond the intertwining of our academic trajectories, the mobility also interweaved our Afro-diaspora living experience. Keywords: African diaspora archeology; Afro-centered thinking; Afro-epistemology, black movement; collaboration. Neste artigo, apresentamos uma reflexao sobre experiencias vivenciadas no ambito de um projeto de mobilidade academica direcionado a estudos da diaspora africana. A proposta apresentada para realizacao da mobilidade foi estruturada a partir do entendimento sobre a emergencia e a complexidade do tema e de seus desdobramentos no passado e no presente da sociedade. Ainda levamos em consideracao que, apesar da relevancia dessas questoes socioculturais, ainda sao poucos os cursos de graduacao e pos-graduacao em arqueologia que trazem para a sala de aula o debate contemporaneo envolvendo temas como raca, racismo e antirracismo, essenciais para a formacao de estudantes afrodescendentes ou nao. O planejamento e realizacao das atividades se basearam numa alternativa teorico-metodologica afrocentrada e colaborativa, direcionada ao desenvolvimento de um olhar critico dos estudantes sobre a materialidade afrodiasporica, passando pela autorreflexao do estudante sobre seu papel numa sociedade marcada pelo racismo estrutural. Para tanto, privilegiamos a inclusao de atividades alem daquelas oferecidas no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP) e na Universidade de Sao Paulo (USP) e incluimos parcerias com nao arqueologues estudiosos da diaspora africana - experiencia que denominamos de "orientacao colaborativa". Nos 30 dias de mobilidade, Alice realizou pesquisas nas bibliotecas da USP, visitou a reserva tecnica do MAE-USP, assistiu a uma banca de defesa de tese e participou de atividades promovidas pelo educativo do MAE-USP. Fora dos portoes da universidade, organizamos e frequentamos uma serie de atividades relacionadas a tematicas afrodiasporicas e afrocentradas: debates, rodas de samba, pecas teatrais, desfiles, visitas a terreiros, exposicoes, entre outras. O resultado da mobilidade nao se restringiu ao entrelacamento de nossas trajetorias academicas, mas tambem alcancou nossa experiencia afrodiasporica de vida. Palavras-chave: Arqueologia da diaspora africana; Pensamento afrocentrado; Afroepistemologia, Movimento negro; Colaboracao.
  • Editor: Museu de Arqueologia e Etnologia - Universidade de Sao Paulo
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.

  • Buscando por
  • emscope:(ASSIN_USP),scope:(USP),scope:(PRUSP),scope:(EBOOKS),scope:(PRODUCAO),scope:(EREVISTAS),scope:(DEDALUS),scope:(CR-USP),scope:(PRODINTEL),scope:(BDPI),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar o que foi encontrado até o momento