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Desenho e espaço construído: relações entre pensar e fazer na obra de Paulo Mendes da Rocha

Otondo, Catherine

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2013-05-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenho e espaço construído: relações entre pensar e fazer na obra de Paulo Mendes da Rocha
  • Autor: Otondo, Catherine
  • Orientador: Belluzzo, Ana Maria de Moraes
  • Assuntos: Arquitetura; Tempo; Desenho; Espaço; Processo Criativo; Paulo Mendes Da Rocha; Architecture; Space; Drawing; Creative Process; Time
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a formação da obra arquitetônica a partir do estudo do acervo de projetos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, buscando relacionar duas instâncias do processo criativo: desenho e espaço construído. A atividade de desenhar está historicamente aliada ao desenvolvimento criativo, técnico e institucional do fazer arquitetônico. O desenho pode ser entendido como algo que contém múltiplas naturezas: mental e figurativa, e está presente em vários momentos da elaboração de um projeto de arquitetura. O estudo da obra de Paulo Mendes da Rocha sugere uma revisão do conceito tradicional de desenho aplicado às escolas de arquitetura, e nos leva a buscar novos sentidos para o desenho no fazer projetual, como um modo de alargar a percepção sobre o processo criativo, que traduz a complexidade do fazer arquitetônico. Aqui, o desenho está ligado à ideação, trata-se de uma instância privilegiada sobre a qual se materializa a ação do pensamento projetual. O exame direto das obras nos coloca frente à realidade do espaço construído, e nos obriga elaborar novas perguntas: como o arquiteto opera com as determinações da matéria, da técnica e do programa? Por meio de quais ações projetuais o arquiteto transforma o espaço? Enfim, \"como\" ele toma consciência ou dá forma a seu pensamento? As obras escolhidas para compor este trabalho permitem construir uma compreensão alternativa à obra de Paulo Mendes da Rocha a partir de novos parâmetros, e ao mesmo tempo se associam à narrativa contínua que percorre toda sua trajetória de trabalho, desde o fim dos anos 1950 até os dias de hoje.
  • DOI: 10.11606/T.16.2013.tde-14082013-154408
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2013-05-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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