skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Projeto e escola notas sobre fazer e ensinar arquitetura

Francisco Spadoni

2016

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:72.036 S732p )(Acessar)

  • Título:
    Projeto e escola notas sobre fazer e ensinar arquitetura
  • Autor: Francisco Spadoni
  • Assuntos: PROJETO DE ARQUITETURA; ARQUITETURA MODERNA -- BRASIL; ESPAÇO URBANO -- PROJETO; ARQUITETURA; ESTUDO E ENSINO; CONCURSO PÚBLICO
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Descrição: A tese fala de arquitetura em duas situações: quando é feita e quando é ensinada. Ambas ações envolvem instrumentais metodológicos distintos, mas tem em comum as questões que as alimentam, ou seja, repertório histórico, conhecimento técnico, fundamento conceituai. De um lado, nas mãos do arquiteto, essa matéria transforma-se em projeto, por outro, nas mãos do professor ela se transforma em pedagogia. A hipótese da tese é a de que o arquiteto ensina e o professor projeta. A organização do texto se dá a partir de minha obra de arquitetura, elencando alguns dos principais conceitos que a orientam nas várias escalas, do edifício à cidade, buscando demonstrar como alguns pressupostos de ordem teórica podem ser observados em um e outro caso: projeto e ensino. O texto está organizado em três capítulos, que tratam de diferentes relações entre fazer projeto e fazer escola: num primeiro, apresenta três conjuntos de trabalhos profissionais e seus pressupostos conceituais que são, no limite, matéria prima do ensino. No segundo, esses pressupostos se transformam em projetos de escolas, com ênfase em projetos de campi universitários e no terceiro os pressupostos são usados dentro da escola, fazendo e orientando projetos em workshops internacionais. Encerra com a síntese dos capítulos pensada através das disciplinas de projeto que trabalho na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 344 p il..
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.