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A SAUDE MENTAL DE JOVENS VESTIBULANDOS DE UM CURSO PREPARATORIO COMUNITARIO/THE MENTAL HEALTH OF YOUNG STUDENTS ATTENDING A COMMUNITY PREPARATORY COURSE/LA SALUD MENTAL DE LOS JOVENES ESTUDIANTES QUE ASISTEN A UN CURSO PREPARATORIO COMUNITARIO

Quirino, Ana Gabriely ; Alves, Gabriela Walesko ; Malassa, Gabrielle Sdroieski ; Rozeira, Vitoria Dias ; Bigliardi, Adriana Maria

Revista Foco, 2024-03, Vol.17 (3), p.1 [Periódico revisado por pares]

Faculdade Novo Milenio

Texto completo disponível

  • Título:
    A SAUDE MENTAL DE JOVENS VESTIBULANDOS DE UM CURSO PREPARATORIO COMUNITARIO/THE MENTAL HEALTH OF YOUNG STUDENTS ATTENDING A COMMUNITY PREPARATORY COURSE/LA SALUD MENTAL DE LOS JOVENES ESTUDIANTES QUE ASISTEN A UN CURSO PREPARATORIO COMUNITARIO
  • Autor: Quirino, Ana Gabriely ; Alves, Gabriela Walesko ; Malassa, Gabrielle Sdroieski ; Rozeira, Vitoria Dias ; Bigliardi, Adriana Maria
  • Assuntos: Adolescence ; Anxiety ; Mental health ; Optical radar ; Psychological aspects ; Remote sensing ; Social networks ; Students
  • É parte de: Revista Foco, 2024-03, Vol.17 (3), p.1
  • Descrição: Caracterizacao do problema: A adolescencia constitui uma etapa da vida marcada por significativas mudancas bioquimicas, corporais, sociais e emocionais. E uma fase marcada por grandes transformacoes, descobertas e instabilidade emocional. Devido a toda sua complexidade, dinamismo e a busca para a vida adulta, a vulnerabilidade nesta fase esta associada a ideia de fragilidade e de dependencia, devido as inumeras alteracoes que repercutem de maneira direta na evolucao do sujeito, em sua personalidade e na atuacao pessoal da sociedade. Grande parte dos adolescentes de classe media realiza o vestibular como processo de ingresso para as universidades e o ensino superior. Entre adolescentes no periodo pre-vestibular e frequente existirem sintomas de transtornos de ansiedade. A idealizacao da aprovacao, somada a dedicacao e rotinas exaustivas aliada as cobrancas pessoais e realidades sociais subjetivas sao fatores que se tornam estressores, com isso a baixa manutencao ligada a saude mental acaba gerando a ansiedade. Fatores fisiopatologicos, areas emocionais e comportamentos cognitivos acabam sendo afetados e alguns sintomas como dor de cabeca e cansaco podem ser observados. Esse cansaco gera dificuldade em assimilar corretamente o conhecimento, gerando aumento da competitividade e ansiedade. Os momentos que antecedem as provas escolares sao de muita tensao, mas e no periodo de realizacao do vestibular em si que as cobrancas e tensoes sao extremas. Os vestibulandos experimentaram insonia, tensao, irritabilidade, desanimo, dificuldade de aprendizagem e impaciencia. Para que os alunos possam lidar de forma mais assertiva com estas tensoes, e importante que os ambientes educativos juntamente com o desenvolvimento das habilidades cognitivas promovam e desenvolvam a educacao para a afetividade. A Educacao Emocional precisa ser considerada como uma area de aprendizagem significativa, que abrange a multidimensionalidade humana, pois, o conhecimento e a auto regulacao das emocoes e sentimentos sao fundamentais para que se possa formar pessoas mais equilibradas, empaticas, resilientes e com bem-estar. Nesse sentido, a inteligencia emocional e um fator muito importante para o bem-estar, ela pode proporcionar as pessoas uma melhor capacidade de lidar eficientemente com suas emocoes, assim como apresentar aos individuos todos os metodos ou ferramentas necessarias para uma melhor interacao com suas emocoes. Este trabalho apresenta o relato de experiencia de uma Acao de Curricularizacao de Extensao (ACEX) desenvolvida por estudantes do sexto periodo do Curso de Psicologia. O publico desta Acao foram adolescentes na faixa etaria entre 17 e 18 anos de idade, alunos de um Curso Pre-vestibular Comunitario da cidade de Curitiba. Este curso serve como um reforco para alunos de baixa renda que almejam a entrada na Universidade. A grande maioria do publico deste Curso Pre-Vestibular e formada por adolescentes que fazem parte de grupos sociais tradicionalmente excluidos do ensino superior (negros, moradores de bairros populares, egressos de escolas publicas). Com base na demanda apresentada o que se pretendeu averiguar neste estudo e: Quais maneiras de lidar com a ansiedade nesta fase do pre-vestibular? A proposta desta acao teve como objetivo geral: Contribuir para que os estudantes tenham um repertorio de estrategias que auxiliem a enfrentar a ansiedade deste periodo de vida. E os objetivos especificos foram: desenvolver e apresentar para os vestibulandos tecnicas de enfrentamento a ansiedade, visando a saude mental dos adolescentes durante seu processo de estudo e preparo para o vestibular. A importancia social desta intervencao reside no fato de contribuir para que os estudantes tenham um repertorio de estrategias que auxiliem neste momento, sendo possivel passar por esta experiencia de forma mais saudavel e com qualidade de vida. A relevancia academica deste trabalho cientifico se deve pelo fato de contribuir para ampliar conhecimentos a respeito desta tematica. Para elaboracao desta Acao de Curricularizacao, inicialmente realizou-se uma entrevista com professores e coordenadores da instituicao, com o objetivo de conhecer a realidade sobre a comunidade em foco e levantar demandas passiveis de serem trabalhadas nesta acao. Partindo dos dados coletados optou-se pela realizacao de uma roda de conversas com os estudantes, onde foi trabalhada a tematica da "Saude Mental e os desafios do pre-vestibular". Com base no aporte teorico pesquisado, foi criado um questionario e um folder educativo e informativo na plataforma Canva, abordando as principais questoes referente a tematica, como: o periodo da adolescencia, ansiedade e sintomas que podem ser observados, alem das formas de manejo. O material foi disponibilizado aos adolescentes de maneira virtual via QR Code no dia em que ocorreu a acao. A equipe buscou coletar a opiniao dos jovens frente ao folder e para isso, uma pesquisa por meio eletronico foi desenvolvida. A realizacao desta acao teve resultados muito significativos e nos mostrou a importancia de mais pesquisas e praticas direcionadas ao publico pre- vestibular. Os adolescentes relataram apresentar as queixas e sintomas encontrados no referencial teorico, sendo a ansiedade a principal sintoma. Houve grande interesse no momento proposto para aplicacao, na pesquisa realizada apos a acao 95% dos jovens consideraram que o material disponibilizado foi util e 100% relataram a possibilidade de compartilhar com outras pessoas. A disponibilizacao do material via QR Code tambem acrescentou beneficio, podendo ser distribuido para demais alunos do cursinho, em grupos de estudantes via redes sociais, bem como amigos ou conhecidos dos proprios participantes. A necessidade de um olhar especifico para a saude mental dos jovens busca contribuir para o desenvolvimento nao apenas biologico e emocional, mas tambem possibilidade de melhores resultados e qualidade de vida durante essa etapa. Palavras-chave: Adolescencia; pre-vestibular; ansiedade. Characterization of the problem: Adolescence is a stage in life marked by significant biochemical, bodily, social and emotional changes. It is a phase marked by great transformations, discoveries and emotional instability. Due to all its complexity, dynamism and the quest for adult life, vulnerability at this stage is associated with the idea of fragility and dependence, due to the numerous changes that have a direct impact on the evolution of the subject, on his personality and on the personal actions of society. A large part of the adolescents of the middle class carry out the entrance exam as an entry process for the universities and higher education. Among adolescents in the prevestibular period, symptoms of anxiety disorders are common. The idealization of approval, coupled with dedication and exhaustive routines, coupled with personal demands and subjective social realities, are factors that become stressors, so the low maintenance linked to mental health generates anxiety. Pathophysiologic factors, emotional areas, and cognitive behaviors are eventually affected, and some symptoms such as headache and tiredness may be observed. This tiredness generates difficulties in the correct assimilation of knowledge, generating an increase in competitiveness and anxiety. The moments that precede the school exams are very tense, but it is in the period of the entrance exam itself that the demands and tensions are extreme. The students experienced insomnia, tension, irritability, discouragement, learning difficulties, and impatience. For students to be able to deal more assertively with these tensions, it is important that educational environments together with the development of cognitive skills promote and develop education for affectivity. Emotional Education needs to be considered as a significant area of learning, encompassing human multidimensionality, because knowledge and self-regulation of emotions and feelings are fundamental for forming people who are more balanced, empathic, resilient and well-being. In this sense, emotional intelligence is a very important factor for well-being, it can provide people with a better ability to deal efficiently with their emotions, as well as presenting to individuals all the methods or tools necessary for a better interaction with their emotions. This paper presents the experience report of an Extension Curricularization Action (ACEX) developed by students of the sixth period of the Psychology Course. The public of this Action were teenagers in the age group between 17 and 18 years old, students of a Community Prevestibular Course of the city of Curitiba. This course serves as a reinforcement for low-income students who aspire to university entry. The vast majority of the public in this Pre-Vestibular Course is made up of adolescents who are part of social groups traditionally excluded from higher education (blacks, residents of popular neighborhoods, students from public schools). Based on the presented demand, what was intended to be investigated in this study is: What ways to deal with anxiety at this stage of the pre-university entrance exam? The proposal of this action had the general objective: To contribute to students having a repertoire of strategies that help to face the anxiety of this period of life. And the specific objetives were: to develop and present to the entrance exams techniques for facing anxiety, looking towards the mental health of the adolescents during their study process and preparation for the entrance exam. The social importance of this intervention lies in the fact that it helps students to have a repertoire of strategies that help at this moment, and it is possible to pass through this experience in a healthier and quality of life. The academic relevance of this scientific work is due to the fact that it contributes to expanding knowledge about this theme. For the preparation of this Curriculum Action, initially an interview was held with te
  • Editor: Faculdade Novo Milenio
  • Idioma: Português

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