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Linha Paulista do Metrô de São Paulo: reflexos da inserção urbana na arquitetura e no método construtivo das estações

Viegas, Mariana Felippe

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2020-05-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Linha Paulista do Metrô de São Paulo: reflexos da inserção urbana na arquitetura e no método construtivo das estações
  • Autor: Viegas, Mariana Felippe
  • Orientador: Silva, Helena Aparecida Ayoub
  • Assuntos: Estação De Metrô; Linha Paulista; Metrô De São Paulo; Mobilidade Urbana; Projeto De Infraestrutura; Subway Station; Subway Line 2-Green; São Paulo Subway; Paulista Line; Infrastructure Project; Urban Mobility
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação examina o processo de implantação do primeiro trecho da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, a Linha Paulista, com foco em suas estações. O estudo se propõe a investigar a inter-relação entre o projeto de arquitetura das estações e o meio urbano no qual estão inseridas. As quatro primeiras estações da linha -- Clínicas, Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro -- e as duas integrantes de sua primeira expansão -- Sumaré e Vila Madalena -- apresentam características que permitem identificar relações exemplares entre a arquitetura, os fatores determinantes do projeto, como método construtivo e programa, e os efeitos de sua inserção no território. Para analisar a arquitetura das estações, esta dissertação se vale da produção dos desenhos mais significativos dos projetos de cada uma delas, disponibilizando material iconográfico inédito dos objetos de estudo. A pesquisa identifica que o desenvolvimento dos projetos para estes espaços-equipamentos respondeu a sua dupla complexidade: tornar as estações lugares de suporte à vida urbana, qualificadas em si e em sua relação com o lugar de implantação; e, ao mesmo tempo, preservar e potencializar a capacidade de reorganização e democratização do território metropolitano enquanto rede de transporte urbano. Em consonância com um momento de reflexão teórica no campo da arquitetura e do urbanismo, a partir da década de 1970 as estações implantadas no Espigão Central inauguram na história do Metrô de São Paulo uma nova relação com seu entorno. A qualidade urbana das avenidas do Espigão Central da cidade, principalmente da Avenida Paulista, com seu desenho singular, irá permitir e nortear a arquitetura das estações e a implantação do sistema de mobilidade, em contraposição à experiência da primeira linha.
  • DOI: 10.11606/D.16.2020.tde-19042021-101842
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2020-05-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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