skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Lina Bo Bardi e a experiência da restauração no Brasil; Lina Bo Bardi and the experience of restoration in Brazil

Cerávolo, Ana Lúcia

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 28 (2020); 1-37

Universidade de São Paulo. Museu Paulista 2020-08-31

Acesso online

  • Título:
    Lina Bo Bardi e a experiência da restauração no Brasil; Lina Bo Bardi and the experience of restoration in Brazil
  • Autor: Cerávolo, Ana Lúcia
  • Assuntos: Restoration; Modern Architecture; Lina Bo Bardi; Cultural Heritage; Architectural Restoration; Brazil; Restauração; Arquitetura Moderna; Patrimônio Cultural; Restauração Arquitetônica; Brasil
  • É parte de: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 28 (2020); 1-37
  • Descrição: O presente artigo tem como objetivo apresentar e aprofundar uma avaliação histórica e crítica da contribuição de Lina Bo Bardi à cultura arquitetônica brasileira e internacional, em particular para os fundamentos e a prática da restauração. A delimitação temporal se estende da década de 1960, quando a arquiteta projeta e executa a restauração do Solar do Unhão, em Salvador, adaptando-o para abrigar o Museu de Arte Moderna da Bahia, até a década de 1990, quando realiza suas últimas obras, antes de sua morte em 1992. A análise de algumas obras selecionadas, dentre as duas dezenas de projetos de restauração realizados, pretende contribuir, primeiramente, para identificar a coerência interna de sua produção, bem como para ponderar as transformações ocorridas ao longo do tempo. Pretende-se também explorar o diálogo que Lina Bo Bardi estabelece entre o ambiente italiano, as teorias da restauração e a prática brasileira. Por fim, objetiva-se que a análise proposta contribua para uma oportuna revisão da historiografia da arquitetura moderna paulista e brasileira, bem como colabore na construção da história da preservação do patrimônio cultural no país.
    This article aims to present and deepen a historical and critical evaluation of the Lina Bo Bardi’s contribution to the Brazilian and international architectural culture, in particular to the foundations and practice of restoration. The temporal delimitation extends from the 1960s, when the architect designs and executes the restoration of the Solar do Unhão in Salvador, adapting it to the Museum of Modern Art of Bahia, until the 1990s, when she performs her latest works, before the death in 1992. The analysis of some selected works, among the two dozen restoration projects carried out, intends to contribute, first, to identify the internal coherence of its production, as well as to ponder the transformations that have occurred over time. It is also intended to explore the dialogue that Lina Bo Bardi establishes between the Italian environment, the theories of restoration and Brazilian practice. Finally, it is intended that the proposed analysis contributes to a timely review of the historiography of modern architecture in São Paulo and Brazil, as well as collaborate in theconstruction of the history of the preservation of cultural heritage in the country.
    El presente artículo tiene como objetivo presentar y profundizar una evaluación histórica y crítica de la contribución de Lina Bo Bardi a la cultura arquitectónica brasileña e internacional, en particular para los fundamentos y la práctica de la restauración en Brasil. La delimitación temporal se extiende desde la década de 1960, cuando la arquitecta proyecta y ejecuta la restauración del Solar do Unhão, en Salvador, adaptándolo para albergar el Museo de Arte Moderno de Bahía, hasta la década de 1990, cuando realiza sus últimas obras , antes del fallecimiento en 1992. El análisis de algunas obras seleccionadas, entre las dos decenas de proyectos de restauración realizados, pretende contribuir, primero, a identificar la coherencia interna de su producción, así como a ponderar las transformaciones ocurridas a lo largo del tiempo . Se pretende también explorar el diálogo que Lina Bo Bardi establece entre el ambiente italiano, las teorías de la restauración y la práctica brasileña. Por último, se objetiva que el análisis propuesto contribuya a una oportuna revisión de la historiografía de la arquitectura moderna en São Paulo y brasileña, así como colabore en la construcción de la historia de la preservación del patrimonio cultural en el país.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/156248/163006
  • Editor: Universidade de São Paulo. Museu Paulista
  • Data de criação/publicação: 2020-08-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.