skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20

Pinto, Maria Inez Machado Borges

Revista de História; n. 139 (1998); 63-73

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 1998-12-30

Acesso online

  • Título:
    Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20
  • Autor: Pinto, Maria Inez Machado Borges
  • Assuntos: Cultura De Massas; Cinema; Representações Femininas; Urbanização; Modernidade; Mass Culture; Movies; Female Representations; Urbanization; Modernity
  • É parte de: Revista de História; n. 139 (1998); 63-73
  • Descrição: Este artigo pretende analisar criticamente o discurso sobre o consumo, bem como sua mensagem de que a felicidade das mulheres depende da aquisição de objetos desejados, através do consumo de produtos de massa, veiculado nos anos 20 pela publicidade, pela fotografia e pelo cinema. O cinema hollywoodiano neste período era estruturado em parte, sobre a apresentação da mulher como objeto glamouroso, disputado e consumido, e em parte sobre a criação do mise-en-scène cujos fetiches são objetos consumidos e o estilo de vida consumista como corolário da modernidade.
    This article analyses the discourse of consume as well as its message that the women's happiness depends on the consume of mass products that were vehicled in the twenties by the publicity, photography and the movies. The Hollywood movies in that time showed the women as glamorous objects, disputed and consumed, and the consumist way of llife as the corollary of modernity.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863/20926
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 1998-12-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.