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Os efeitos do sistema toyota/lean na comunicação organizacional.

Possendoro, Alexandre Jose

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2019-06-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Os efeitos do sistema toyota/lean na comunicação organizacional.
  • Autor: Possendoro, Alexandre Jose
  • Orientador: Kunsch, Margarida Maria Krohling
  • Assuntos: Comunicação; Comunicação Engajada; Gestão; Gestão Toyota/Lean; Relacionamento; Organização; Communication; Relationship; Organization; Management; Engaged Communication; Toyota / Lean Management
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Comunicação
  • Descrição: Esta tese tem como objetivo investigar como a adoção do sistema Toyota/lean provoca transformações em processos comunicacionais de organizações que efetuam essa troca de modelo de gestão. Parte do pressuposto de que a Toyota - no decorrer de sua trajetória e por causas diversas, culturais, econômicas, sociais e específicas dos fundadores da empresa - desenvolveu um sistema de gestão (chamado hoje, também, de sistema lean) distinto dos sistemas tradicionais, com raízes tayloristas, fordistas, burocráticas, advindas da produção em massa. Trata-se de um modelo que exige bases comunicacionais distintas da gestão tradicional. Então, essas organizações que adotam esse modelo podem ter profundas transformações comunicacionais, sobretudo na comunicação interna. Assim, a fundamentação teórica foi realizada com base em conceitos sobre organização, gestão, gestão e comunicação, comunicação e relacionamento organizacional, e gestão Toyota/lean. A pesquisa de campo adotada, com abordagem qualitativa, foi baseada em entrevistas semi-estruturadas com especialistas e com colaboradores de empresas que estão vivenciando essa transformações, além de estudos de casos realizados, principalmente, em duas companhias brasileiras que estão adotando o sistema Toyota/lean e tendo profundas transformações comunicacionais: o Instituto de Oncologia do Vale (IOV) e o Grupo Wolpac. O estudo mostra que a adoção do sistema Toyota/lean pode provocar mudanças profundas em processos de comunicação, o que desloca a comunicação organizacional tradicional para outros eixos de mentalidade e operação. O estudo conclui que o sistema Toyota/lean pode desenvolver na organização um novo modelo de comunicação organizacional, um modelo que esta tese denomina de \"comunicação engajada\". Esse modelo é formado, em resumo, por cinco estruturas básicas: a comunicação totalmente focada na busca, revelação, análise e solução de problemas; o uso intensivo do diálogo presencial, aberto, livre, democrático e transparente no gemba; a gestão visual focada em revelar problemas; o respeito pelas pessoas (suas visões, relatos e vivências) e um relacionamento distinto do tradicional entre líderes e liderados, baseado não mais no poder hierárquico, mas no compartilhamento engajado de ideias e experiências.
  • DOI: 10.11606/T.27.2019.tde-22072019-173943
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-06-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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