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Silêncio dos professores? uma interpretação sociológica sobre a "ausência " da voz docente no jornalismo educacional

Fernanda Campagnucci Maria da Graca Jacintho Setton

2014

Localização: FE - Faculdade de Educação    (37.047 C186s )(Acessar)

  • Título:
    Silêncio dos professores? uma interpretação sociológica sobre a "ausência " da voz docente no jornalismo educacional
  • Autor: Fernanda Campagnucci
  • Maria da Graca Jacintho Setton
  • Assuntos: PROFESSORES; SOCIALIZAÇÃO; MEIOS DE COMUNICAÇÃO; Educação; Mídia; Ofício Docente; Socialização; Socialization Teachers Education Media
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Muitos são os agentes presentes hoje na cobertura da imprensa sobre educação: organizações não governamentais, políticos, pesquisadores, empresários. No entanto, constata-se a ausência da opinião dos professores da educação básica, apesar de estes se encontrarem em posição privilegiada para avaliar a execução das políticas educacionais. Esta pesquisa identifica e analisa o silêncio dos professores como uma construção social. Parte da hipótese de que se articulam nesse processo de silenciamento fatores de ordem objetiva e de ordem subjetiva. Como expressão de ordem objetiva, destacam-se o contexto de desvalorização social e econômica do papel do professor, as representações que circulam no imaginário social a respeito da docência e a existência de mecanismos legais, administrativos e burocráticos que tolhem sua liberdade de expressão. Como elementos de ordem subjetiva, salienta-se a dinâmica da identidade profissional docente, construída e assimilada a partir de um panorama de desvalorização e suas percepções sobre seu papel no debate educacional. Buscou-se compreender de que maneira esses fatores se articulam, a partir do aporte das teorias da socialização contemporâneas. Para desenvolver esse argumento, foram coletados dados secundários sobre o professorado e a docência no Brasil em fontes acadêmicas e midiáticas, e realizadas dez entrevistas em profundidade com professores da rede estadual de ensino de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 132 p.
  • Idioma: Português

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