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Comunicação, educação e saúde: a ação da Pastoral da Criança para a cidadania na Arquidiocese de São Paulo

Reimberg, Cristiane Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2009-11-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Comunicação, educação e saúde: a ação da Pastoral da Criança para a cidadania na Arquidiocese de São Paulo
  • Autor: Reimberg, Cristiane Oliveira
  • Orientador: Koshiyama, Alice Mitika
  • Assuntos: Saúde E Desenvolvimento Infantil; Comunicação E Educação; Comunicação Popular; Construção Da Cidadania; Políticas De Comunicação; Jornal Pastoral Da Criança; Pastoral Da Criança; Popular Communication; Political Communication; Pastoral Of The Child; Journal Of Pastoral Of The Child; Health And Child Development; Construction Of Citizenship; Communication And Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: Esse estudo retrata a ação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo, analisando como funciona na prática o processo educativo e comunicativo idealizado pela organização. Autores que trabalham a relação entre comunicação, cidadania, jornalismo, educação popular e saúde da criança estão presentes no campo teórico. Na pesquisa de campo, ouvimos 61 pessoas que atuam na entidade sobre as ações que realizam, o uso que fazem do Jornal Pastoral da Criança e como veem ou vivem a questão da cidadania. Ainda entrevistamos outras dez pessoas ligadas à Coordenação Nacional ou programas específicos, das quais destacamos a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e a jornalista responsável pelo jornal, Sonia Prati. Paralelamente às entrevistas, optamos por uma pesquisa participante, com o intuito de aprofundar nosso conhecimento sobre as práticas estabelecidas no cotidiano do voluntariado. Também analisamos a acessibilidade do texto do Jornal Pastoral da Criança, além de relacionar as respostas de leitoras e leitores com o conteúdo apresentado nas matérias, buscando ver se havia uma contribuição efetiva para a construção da cidadania. Nesse percurso, pudemos perceber as políticas comunicativas da Pastoral da Criança e seus efeitos nas comunidades. Realiza-se uma comunicação popular ao mesmo tempo em que se preocupa com a imagem da organização na mídia. O diálogo é a base do processo educativo e da comunicação estabelecida pela Pastoral da Criança, que procura ouvir representantes do voluntariado de diversas formas e incentivar a participação no sistema comunicativo, tanto no jornal quanto na internet e no programa semanal de rádio que desenvolve. Nesse processo educadoras são também educandas assim como as receptoras das mensagens podem também construí-las. O caminho trilhado possibilita que reflexão e ação caminhem juntas rumo à construção da cidadania nas comunidades.
  • DOI: 10.11606/D.27.2009.tde-21102010-101739
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2009-11-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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