skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Design thinking para ensinar e aprender sociologia

Paulo Sérgio de Sena Maria Cristina Marcelino Bento; Messias Borges Silva

Monteiro, Solange Aparecida de Souza eds Formação Docente: Princípios e Fundamentos 3 Ponta Grossa : Atena Editora, 2019 v.3, cap.18, p.192-202

Ponta Grossa-PR Atena Editora 2019

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Design thinking para ensinar e aprender sociologia
  • Autor: Paulo Sérgio de Sena
  • Maria Cristina Marcelino Bento; Messias Borges Silva
  • Assuntos: SOCIOLOGIA; Maker; Sociology; Design Thinking
  • É parte de: Monteiro, Solange Aparecida de Souza eds Formação Docente: Princípios e Fundamentos 3 Ponta Grossa : Atena Editora, 2019 v.3, cap.18, p.192-202
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.22533/at.ed.70519300518. Acesso em: 08 fev. 2024
  • Descrição: O que se quer com esse trabalho é promover a ampliação do conceito de “Design Thinking” para além de uma metodologia com ferramentas do “designer”. O conceito ampliado traz o “Design Thinking” como um modo particular de ver o mundo com seus problemas complexos à espera de soluções coletivas. Dessa forma, há a possibilidade de trazer pedagogicamente o “Design Thinking” para a sala de aula e criar um ambiente de ensino e aprendizagem significativa que envolve os professores como facilitadores, os alunos como aprendentes e protagonistas das ações, o processo ensinoaprendizagem como articulador de raciocínio associativo que desencadeia formas analíticas de pensar as possíveis soluções, por vezes criativas e até inovadoras, para a solução de um problema complexo e concreto. Este trabalho relata o ajuste conceitual do método de “Design Thinking” para municiar professores, alunos, comunidade educativa e o espaço pedagógico das Escolas, para fazer a leitura de um conteúdo de Sociologia (Positivismo de Auguste Comte como estudo de caso) para os Bacharelandos em Enfermagem. A usabilidade das etapas: - Imersão – Ideação – Prototipagem – Solução – trouxeram um resultado pedagógico significativo construído coletivamente, num movimento “maker”.
  • Editor: Ponta Grossa-PR Atena Editora
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 192-202.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.