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Educação, memória e cidade: observação e registro cognitivo da paisagem cultural

Tardivo, Jessica Aline

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2019-11-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação, memória e cidade: observação e registro cognitivo da paisagem cultural
  • Autor: Tardivo, Jessica Aline
  • Orientador: Pratschke, Anja
  • Assuntos: Cidade; Percepção; Patrimônio; Paisagem Cultural; Memória; Leituras; Registro; Educação; Conversação; Registries; Perception; City; Conversation; Memory; Cultural Landscape; Heritage; Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Buscando costurar caminhos interdisciplinares que permitam transitar entre os estudos teóricos e as atividades práticas, os objetivos deste trabalho são: (1) reconhecer as particularidades da paisagem cultural de um lugar; (2) instaurar diálogos sobre a preservação da memória e do patrimônio; e (3) evidenciar possibilidades de formação cultural. A partir desses objetivos, a Tese de doutorado foi estruturada em duas Partes: Leituras, que discorrem sobre a construção teórica, e Registros, que descrevem as etapas de trabalho em campo. Especificamente, na parte 1, Leituras, formada por três capítulos, o estudo se dispõe a compreender a formação e o registro da percepção acerca da cidade e do seu patrimônio, as abordagens e políticas para educação cultural e as possibilidades de uso de meios e recursos digitais para ambos os processos. A parte 2, Registros, apresenta a metodologia, a estruturação, a aplicação e a análise de uma estratégia educativa, elaborada para a observação e mapeamento cognitivo da cidade. Implementada de forma experimental em Brotas, interior do estado de São Paulo, e aplicada entre vinte alunos do ensino fundamental, a estratégia educativa foi baseada, especialmente, nos conceitos da Teoria da Conversação e nas etapas de Educação Patrimonial. O experimento, denominado Olhares de Brotas, permitiu reconhecer o valor histórico, estético e cultural do lugar por meio da comunicação e da partilha de saberes entre os alunos participantes, os moradores da cidade e um grupo de pesquisadores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A troca de saberes direcionou a produção de representações gráficas digitais e textuais da paisagem cultural, que narraram de forma sensível a percepção de cada aluno sobre Brotas. Observou-se que as representações, quando expostas no espaço público, despertaram a memória afetiva dos moradores e construíram uma ponte de reflexões sobre o cuidado e a preservação do lugar.
  • DOI: 10.11606/T.102.2020.tde-30012020-114938
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2019-11-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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