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O museu na escola a coleção de modelos didáticos para o ensino de botânica do Museu Louis Jacques Brunet/ Ginásio Pernambucano (1893-1934)

Pollynne Ferreira de Santana Heloisa Maria Silveira Barbuy

2021

Localização: MAE - Museu Arqueologia e Etnologia    (TESE-MAE v.2 )(Acessar)

  • Título:
    O museu na escola a coleção de modelos didáticos para o ensino de botânica do Museu Louis Jacques Brunet/ Ginásio Pernambucano (1893-1934)
  • Autor: Pollynne Ferreira de Santana
  • Heloisa Maria Silveira Barbuy
  • Assuntos: COLEÇÃO DE PLANTAS EM MUSEUS; ACERVO MUSEOLÓGICO -- HISTÓRIA -- RECIFE (PE); OBJETO MUSEOLÓGICO -- ESTUDO E ENSINO; DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia
  • Descrição: O objetivo desta dissertação é reconstruir a formação e a trajetória da coleção de modelos didáticos para o ensino de botânica, existente no Museu Louis Jacques Brunet (MLJB), no período de 1893 a 1934. O museu está situado no antigo Liceu Provincial, atualmente denominado Escola de Referência Ginásio Pernambucano (EREMGP), na cidade do Recife-PE. Fundado em 1825, recebeu destaque pela qualidade do ensino secundário, no final do século XIX e início do XX, por adotar metodologia pedagógica moderna, fundamentada na observação direta das coisas e experimentações em atividades laboratoriais pelos alunos. O objeto de estudo é um conjunto de 139 modelos didáticos (objetos) para o ensino de botânica fabricados por empresas da França, Itália e Alemanha. Esses modelos didáticos são representações de: morfologia do caule, raiz, folha e flor; plantas de polinização; dos fungos e dos cogumelos. Para o estudo foi selecionado o método desenvolvido por Lourenço e Gessner (2012), que visa gerar elementos para a compreensão da trajetória da coleção museológica em análise. Para isto, foram consultadas fontes textuais; catálogos comerciais dos fabricantes; Base de dados; Acervo de jornais (Diário de Pernambuco e Jornal do Recife); Documentos histórico-administrativos e museológicos; Iconografia do colégio e a própria coleção de botânica como fonte material. Os parâmetros que vêm sendo estabelecidos neste estudo poderão ser referência, posteriormente, tanto para as atividades do MLJB quanto para outras coleções e museus com essa mesma tipologia relacionada as antigas práticas de ensino, pois a conclusão dos estudos resultou em quatro frentes de atuação.
    Em um primeiro momento, uma reflexão em torno da formação dos museus escolares e suas coleções didáticas durante o final do século XIX e XX. Em seguida, uma pesquisa histórica sobre eventos que foram difusores na propagação dos museus nas escolas e coleções didáticas em um contexto internacional e nacional. Foi também desenvolvido um modelo de ficha catalográfica que sistematiza as informações da pesquisa museológica nessa tipologia de coleção em foco. Além disso, remontamos um catálogo com informações individualizadas do objeto museológico e da coleção salvaguardados no MLJB.
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: 2 v..
  • Idioma: Português

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