skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Analysis of the internationalization process of a venezuelan company/Analise do processo de internacionalizacao de uma empresa venezuelana

da Silva, Rosangela Sarmento ; Araujo, Marcilene Feitosa ; Souza, Dercia Antunes ; Crispim, Sergio Feliciano ; Gaspar, Marcos Antonio

Internext, 2013-01, Vol.8 (1), p.31

Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Analysis of the internationalization process of a venezuelan company/Analise do processo de internacionalizacao de uma empresa venezuelana
  • Autor: da Silva, Rosangela Sarmento ; Araujo, Marcilene Feitosa ; Souza, Dercia Antunes ; Crispim, Sergio Feliciano ; Gaspar, Marcos Antonio
  • É parte de: Internext, 2013-01, Vol.8 (1), p.31
  • Descrição: This paper aimed to analyze, under the perspectives of economic and organizational behavior theories, the case of the internationalization of Agrogilca, a Venezuelan company classified as an small and medium business, which operates in the mining segment, agricultural materials and building materials. This is an instrumental case study, which had as sources of evidence the examination of documents provided directly by company's directors and interviews with its owner and employees. For the data analysis and interpretation, it was took the procedure of adaptation to the theory, since the data obtained empirically were contrasted to elements of already consolidated theories about internationalization of companies. It is concluded that the strategy adopted by Agrogilca company is very close to Theory of Market Power proposed by Hymer, in which companies tend to intensify its position abroad and expand their operations. Its internationalization process did not occur according to the Uppsala model, in which the gradualism of relationship matches the gradualism of internationalization processes, but only with exportations that make companies intensify its position abroad, and finally, shows proximity to the Multidomestic Strategy. This is because this theory considers as an internationalization cause the sectoral conditions, political structures and customer needs for a greater administrative performance and competitiveness of the company. Key words: internationalization; strategy; small business. Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalizacao de uma empresa venezuelana do segmento de mineracao, materiais agricolas e materiais de construcao sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. E um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos e funcionarios e informacoes disponiveis em seu website. Para analise e interpretacao dos dados adotou-se o procedimento de adequacao a teoria, ja que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias ja consolidadas acerca de internacionalizacao de empresas. Conclui-se que a estrategia adotada pela Agrogilca ajusta-se a Teoria do Poder de Mercado de Hymer, na qual as empresas tendem a intensificar sua posicao no exterior e expandir suas operacoes. Seu processo de internacionalizacao nao ocorreu dentro do sequenciado modelo de Uppsala, no qual o gradualismo de relacionamento coincide com o gradualismo de processos de internacionalizacao, mas, com exportacoes, onde as empresas tendem a intensificar sua posicao no exterior. E por fim, tambem e coerente com a Estrategia Multidomestica devido esta teoria considerar como motivo de internacionalizacao, as condicoes setoriais, estruturas politicas e necessidades dos clientes visando maior desempenho administrativo e competitividade da empresa. Palavras-chave: internacionalizacao; estrategia; pequena empresa.
  • Editor: Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.

  • Buscando por
  • emscope:(ASSIN_USP),scope:(USP),scope:(PRUSP),scope:(EBOOKS),scope:(PRODUCAO),scope:(EREVISTAS),scope:(DEDALUS),scope:(CR-USP),scope:(PRODINTEL),scope:(BDPI),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar o que foi encontrado até o momento