skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Projeto de arquitetura de infraestruturas urbanas fluviais: sistemas de hidrovias urbanas e regionais e rede de cidades-porto fluviais da Hidrovia do Tietê

Carvalho, Nicolas Xavier De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2020-07-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Projeto de arquitetura de infraestruturas urbanas fluviais: sistemas de hidrovias urbanas e regionais e rede de cidades-porto fluviais da Hidrovia do Tietê
  • Autor: Carvalho, Nicolas Xavier De
  • Orientador: Delijaicov, Alexandre Carlos Penha
  • Assuntos: Projeto De Arquitetura; Rede De Cidades; Infraestruturas Urbanas Fluviais; Hidrovias Urbanas; Hidrovias Regionais; Hidrovia Tietê-Paraná; Hidrovia Do Tietê; Tietê-Paraná Waterway; Urban Fluvial Infrastrutures; Tietê Waterway; Regional Waterways; Architectural Project; Cities Network; Urban Waterways
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O trabalho integra-se às pesquisas do Laboratório de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O tema é a arquitetura pública, abordada a partir do projeto de arquitetura de infraestruturas urbanas e regionais fluviais de saneamento ambiental, mobilidade urbana e transporte público. O objeto de estudo é um projeto de arquitetura de sistemas de hidrovias urbanas e regionais e rede de cidades-porto fluviais da Hidrovia Tietê-Paraná, tendo como recorte espacial a Bacia Hidrográfica do Médio e Baixo Tietê (Hidrovia do Tietê). A partir do conceito de navegação fluvial urbana, propõe-se a organização de sistemas de navegação fluvial intra-lagos ou transversais, constituindo cada um dos lagos canais navegáveis da Hidrovia do Tietê como uma hidrovia independente, estruturados por redes de portos fluviais urbanos. Busca-se, assim, uma dinâmica com origem e destino dentro de cada hidrovia, criando alternativas à navegação interior regional de longo curso, voltada essencialmente para a exportação de matérias-primas. Os pressupostos conceituais do projeto foram estabelecidos a partir de três referências principais: o projeto da \"Cidade do Tietê\", Paulo Mendes da Rocha, 1980 (ROCHA, 1991 e 2006); o projeto da \"Cidade-canal Billings- Taiaçupeba\" (DELIJAICOV, 2005); e o projeto do \"Hidroanel Metropolitano de São Paulo\" (DELIJAICOV, 2011). A metodologia considera o projeto de arquitetura como forma de pesquisa. Bases, conceitos e referências para a elaboração do projeto foram organizados a partir da matriz que aborda três aspectos essenciais da arquitetura: lugar (onde construir?), programa (o que construir?) e construção (como construir?). O trabalho desenvolveu-se por meio de aproximações e abordagens sucessivas de projeto, com a realização de um conjunto de desenhos que desencadearam a pesquisa: a Hidrovia do Tietê como escala regional; o lago canal navegável de Promissão, selecionado para estudo de caso como escala de transição entre regional e urbana; e os municípios de Sabino e Sales para estudo de caso na escala urbana. Constituiu-se, portanto, um conjunto de ideias e referências de projeto de arquitetura de infraestruturas urbanas e regionais fluviais visando estruturar as cidades fluviais do vale do Médio e Baixo Tietê como uma rede de cidades-porto fluviais, pólos de desenvolvimento da Hidrovia Tietê-Paraná.
  • DOI: 10.11606/D.16.2020.tde-28042021-142812
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2020-07-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.