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A interferência do contexto ambiental no desempenho funcional da comunicação de crianças com transtornos do espectro autístico

Andréa Regina Nunes Misquiatti Fernanda Dreux Miranda Fernandes

2006

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-31072007-144031 )(Acessar)

  • Título:
    A interferência do contexto ambiental no desempenho funcional da comunicação de crianças com transtornos do espectro autístico
  • Autor: Andréa Regina Nunes Misquiatti
  • Fernanda Dreux Miranda Fernandes
  • Assuntos: AUTISMO; PROCESSOS TERAPÊUTICOS (FONOAUDIOLOGIA); PRAGMÁTICA; COMUNICAÇÃO (DESEMPENHO ASPECTOS AMBIENTAIS INFLUÊNCIAS)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Semiótica e Lingüística Geral
  • Descrição: Estudos voltados para as alterações da linguagem, em indivíduos com quadros autísticos, têm demonstrado que a alteração central está no uso funcional da linguagem. Dessa forma, as teorias pragmáticas parecem apresentar os melhores subsídios para a identificação das alterações da linguagem, bem como possibilitam a elaboração de propostas de intervenção, permitindo a compreensão mais aprofundada dos aspectos alterados. Essa perspectiva prioriza os aspectos lingüísticos e não lingüísticos, o contexto em que o interlocutor está inserido e o uso funcional da linguagem, favorecendo a correlação entre linguagem e o desenvolvimento cognitivo e social, ou seja, a competência comunicativa. A determinação de contextos e estratégias terapêuticas mais eficientes para o atendimento de crianças com transtornos do espectro autístico ainda representa uma importante lacuna da literatura internacional. A presente pesquisa tem como objetivo analisar e comparar a interferência do contexto ambiental, no desempenho funcional da comunicação, em dois ambientes diferentes de terapia de linguagem: uma sala comum de terapia e outra com ambientação específica, denominada "sala NIC", no recorte do processo terapêutico fonoaudiológico. Participaram desta pesquisa 10 crianças e adolescentes com diagnóstico incluído nos Transtornos do Espectro Autístico, 6 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, com idades variando entre 4 a 13 anos de idade. Na coleta de dados, foi utilizada filmadora, para gravar as
    sessões de terapia de linguagem individual, durante 30 minutos, e os protocolos de pragmática e do desempenho sócio-cognitivo ) para análise dos dados. As sessões de gravações foram realizadas num período de um mês de terapia de linguagem, totalizando 8 momentos de gravações. Cada sujeito foi filmado quatro vezes, na sala comum, e quatro vezes, na sala NIC, intercaladamente. Os resultados mostram que não houve diferença estatisticamente significativa, quanto ao perfil funcional da comunicação e os aspectos sócio-cognitivos, nos 10 sujeitos estudados tanto na sala comum como na sala NIC. Contudo, é possível identificar um número maior de correlações estatisticamente significativas, na sala NIC, quanto ao desempenho sócio-cognitivo, sugerindo que o contexto ambiental dessa sala interfere positivamente nesse aspecto. Os dados obtidos permitem constatar também semelhanças e diferenças entre os sujeitos, confirmando a existência de grandes variações individuais, característica desta população. Assim, pode-se concluir que o contexto ambiental não interfere significativamente no desempenho funcional da comunicação de indivíduos do espectro autístico, ainda que se possa hipotetizar que a diferença no desempenho estaria relacionada ao interlocutor e às variações individuais. A partir da presente pesquisa, fica evidente a necessidade de novos estudos, na área, a fim de que se possa estabelecer quais são as diferentes variáveis que interferem
    significativamente, no contexto comunicativo de crianças com Transtornos do Espectro Autístico
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 137 p. anexos, + CD-ROM de nº 0804.
  • Idioma: Português

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