skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Imagens e textos explicativos na investigação sociológica: apontamentos teóricos para ler a Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret (1768-1848); Images and explanatory texts in sociological research: theoretical notes to read the Picturesque and Jistorical Journey to Brazil by Debret (1768-1848)

Trevisan, Anderson Ricardo

Cadernos CERU; v. 21 n. 2 (2010); 153-169

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2010-12-01

Acesso online

  • Título:
    Imagens e textos explicativos na investigação sociológica: apontamentos teóricos para ler a Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret (1768-1848); Images and explanatory texts in sociological research: theoretical notes to read the Picturesque and Jistorical Journey to Brazil by Debret (1768-1848)
  • Autor: Trevisan, Anderson Ricardo
  • Assuntos: Jean-Baptiste Debret (1768-1848); Neoclassicismo; Pintura De História; Viagens Pitorescas; Sociologia Da Arte; Sociologia Da Imagem; Jean-Baptiste Debret (1768-1848); Neoclassicism; History Painting; Picturesque Voyages; Sociology Of Art; Sociology Of Image
  • É parte de: Cadernos CERU; v. 21 n. 2 (2010); 153-169
  • Descrição: The relationship between images and words is delicate, and many artists have used words to explain their visual works the History of Art all along. In the 19th century, especially, the artists were worried about describing their images with wealth of details, mainly by the dissemination of the genre voyage pittoresque (picturesque voyage) throughout Europe, whose pages came full of engravings and clarifying texts. Jean Baptiste Debret (1768-1848), who lived in Brazil between 1816 and 1831, also published a book, under the title of Voyage pittoresque et historique au Brésil, where, at the side of each engraving, the artist placed a description. The reading and interpretation of a workmanship as of Debret demand to take in consideration innumerable aspects, which will not be contemplated in this article. Our proposal here is to supply theoretical elements to deal with a aspect of it, that is the junction of image and text as constituent form of the work of art, in this case, the book Voyage Pittoresque et historique au Brésil.
    A relação entre imagens e palavras é delicada e muitos artistas se valeram de textos para explicarem suas obras visuais ao longo da História da Arte. No século XIX, especialmente, os artistas mostravam-se preocupados em descrever suas imagens com riqueza de detalhes, sobretudo pela disseminação do gênero viagem pitoresca pela Europa, cujas páginas vinham repletas de gravuras e textos explicativos. Jean-Baptiste Debret (1768-1848), que viveu entre 1816 e 1831 no Brasil, também publicou a sua, sob o título de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, tendo colocado, ao lado de cada gravura, uma descrição. A leitura e a interpretação de uma obra como a de Debret precisam levar em consideração inúmeros aspectos, que não serão contemplados neste artigo. O que se busca aqui é fornecer elementos teóricos para lidar com um aspecto dela, que é a junção de imagem e texto como forma constituinte da obra de arte, no caso, o livro Viagem pitoresca e histórica ao Brasil.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/11922/13699
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2010-12-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.