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Dimensão pública do edifício escolar na paisagem. Por um programa de reestruturação do Convênio Escolar

Luna López Brandão Fábio Mariz Gonçalves

2018

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Dimensão pública do edifício escolar na paisagem. Por um programa de reestruturação do Convênio Escolar
  • Autor: Luna López Brandão
  • Fábio Mariz Gonçalves
  • Assuntos: ARQUITETURA MODERNA -- SÃO PAULO; PAISAGEM URBANA; ESCOLAS (ARQUITETURA)
  • Notas: Trabalho Final de Graduação da Faculdade Arquitetura e Urbanismo
  • Descrição: Pela geografia do conhecimento estampada que temos no Brasil sabemos que conhecimento é poder. A disseminação do conhecimento dá suporte para mobilidade social e luta por qualidade de vida. O Convênio Escolar (1950-1960), num gesto inovador e ambicioso, disseminou escolas públicas de elevada qualidade arquitetônica por São Paulo. Escolheram-se terrenos amplos para que as construções fossem predominantemente horizontais. Os edifícios foram implantados no terreno considerando aquele momento histórico. A segurança não era o aspecto determinante e a transição interior-exterior, na maioria dos casos, era leve na paisagem: apenas muretas. No entanto essas muretas foram elevadas, transformadas em altos muros. Grandes obras, de grandes arquitetos, estão invisíveis atrás destes altos muros. O fechamento de extensos perímetros, seja ele muro ou gradil, gera impacto nas imediações. A revitalização dos equipamentos existentes enfrentará a complexidade urbana de forma a garantir o acesso aos lugares para autonomia e emancipação. Este trabalho final de graduação defende a necessidade de um programa de requalificação dos equipamentos públicos escolares existentes, mais especificamente do conjunto arquitetônico das escolas do Convênio Escolar. Para tanto, parte da análise da situação atual de quatro casos distintos e representativos de implantação: 1) Proporcional ao Terreno; 2) Terreno Excedente; 3) Grandes Complexos Escolares e 4) Rede de Equipamento de Ensino. Respectivamente as escolas: EE Nossa Senhora da Penha, EE Pandiá Calógenas, EE Dom Pedro I e EE Erasmo Braga em conjunto com as Bibliotecas do Tatuapé. Como parâmetro foram escolhidas apenas escolas da Zona Leste que caracterizam centros de bairro de relevante importância para a memória local. Por fim, este trabalho apresenta um exercício de projeto sobre uma das escolas: EE Nossa Senhora da Penha
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 74 p il..
  • Idioma: Português

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