skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön

Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira ; Almeida, Cristóvão Domingos ; Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua

Comunicação & educação, 2022-07, Vol.27 (1), p.167-177 [Periódico revisado por pares]

Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

  • Título:
    Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön
  • Autor: Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira ; Almeida, Cristóvão Domingos ; Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
  • Assuntos: Communication ; Comunicação ; Ensino ; Environment ; Environmental journalism ; Jornalismo ambiental ; Meio ambiente ; Teaching
  • É parte de: Comunicação & educação, 2022-07, Vol.27 (1), p.167-177
  • Descrição: Apresentamos a experiência de transposição da teoria de Donald Schön que contempla a reflexão sobre a prática docente para o fazer jornalístico de especialidade ambiental. O preceito prática-reflexão-prática, advindo da esfera da educação, foi experimentado durante as aulas de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Para que o experimento fosse possível, criamos o Botoblog para publicação dos materiais desenvolvidos durante a disciplina. Por meio dos registros no blog, foi possível auxiliar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística. Percebeu-se que a transposição é possível, porém o papel de mediação do professor é fundamental, assim como ferramentas que permitam que mudanças aconteçam em concomitância com a aplicação da ideia de prática-teoria-prática.
  • Editor: Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.