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Una aguja, una lámpara, un telar

Allucci, Renata Rendelucci

Estudos feministas, 2019, Vol.27 (3), p.1-14 [Periódico revisado por pares]

Florianopolis: Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina

Texto completo disponível

  • Título:
    Una aguja, una lámpara, un telar
  • Autor: Allucci, Renata Rendelucci
  • Assuntos: Action ; Alternatives ; Artigos ; Assumptions ; Attempted ; Colonies & territories ; Emotions ; History ; Human rights ; Latin American cultural groups ; Needlework ; Politics ; Power ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; Victimization ; Women ; WOMEN'S STUDIES
  • É parte de: Estudos feministas, 2019, Vol.27 (3), p.1-14
  • Descrição: O artigo busca compreender alguns aspectos comuns da América Latina, partindo da premissa de que as ditaduras criam identificações entre seus países. A despeito das consequências e dificuldades desse sistema de governo, algumas mulheres latino-americanas encontraram, na prática coletiva do bordado, alternativas para enfrentar e resistir ao poder estabelecido. Em seus trabalhos, elas trazem à luz a história não oficial, denunciando a violação de direitos humanos, expressando seus sentimentos e compartilhando suas experiências. Como exemplos dessas ações, apresentam-se casos de grupos de mulheres da Argentina, Colômbia e Chile, as quais, na tentativa de superar aquilo que as vitimou, transformaram a arte em instrumento de utilização política. The article aims to understand some common aspects in Latin America, assuming dictatorships create identifications among their countries. Despite the consequences and difficulties of this governmental system, some Latin American women found alternatives to face and to resist the established power through the practice of collective embroidery. In their pieces, they bring to light the non-official history, denouncing the violation of human rights, expressing their feelings and sharing their experiences. As examples of actions of these groups of women, there are cases from Argentina, Colombia and Chile which, in the attempt to overcome what victimized them, transformed art into a political tool.
  • Editor: Florianopolis: Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Idioma: Português;Inglês

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