skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional

Almeida, Michele Medeiros Martins De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2021-08-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Comunicação com o público interno como fator estratégico para o comprometimento organizacional
  • Autor: Almeida, Michele Medeiros Martins De
  • Orientador: Kunsch, Margarida Maria Krohling
  • Assuntos: Comprometimento Organizacional; Comunicação Interna; Comunicação Organizacional; Relações Públicas; Internal Communication; Organizational Commitment; Organizational Communication; Public Relations
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: O comprometimento organizacional tem sido amplamente estudado e pesquisado, sobretudo por administradores. No campo da comunicação há ainda poucas contribuições, embora o mercado exija constantemente dos profissionais de comunicação organizacional estratégias e práticas que contribuam para o vínculo afetivo de empregados com empresas. Diante dessa lacuna, o presente estudo objetivou analisar a relação entre o comprometimento e a comunicação organizacional sob nova ótica, a da comunicação, investigando de que forma o segundo elemento pode contribuir para o primeiro. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso único integrado, ou seja, com múltiplas unidades de análise, que combinou técnicas quantitativa e qualitativa. A pesquisa envolveu uma amostra de 1.763 trabalhadores dos ambientes administrativo, industrial e comercial de uma organização do setor alimentício. Os resultados revelam que: primeiro, um alto nível de comprometimento organizacional foi identificado na organização; segundo, em uma escala de 0 a 10 para mensurar a contribuição da comunicação para o comprometimento, o nível alcançado foi 7; terceiro, as dimensões estratégica e cultural da comunicação são aquelas que demostraram maior contribuição, em especial as práticas comunicacionais voltadas ao alinhamento dos empregados com os objetivos e valores organizacionais; quarto: a comunicação de liderança apresentou-se como elemento-chave nesse cenário. Como principal contribuição, este estudo propôs um percurso metodológico que permite analisar o comprometimento organizacional vinculado às práticas comunicacionais, podendo ser replicado em outras pesquisas sobre o tema ou testado em estudos que investiguem a relação da comunicação com outros fenômenos organizacionais.
  • DOI: 10.11606/D.27.2021.tde-27042022-113605
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2021-08-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.