skip to main content

Uma arquitetura para agrupamento de controles de segurança em ambientes de tecnologia da informação baseada em barganhas cooperativas irrestritas.

Silva, Anderson Aparecido Alves Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2016-12-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uma arquitetura para agrupamento de controles de segurança em ambientes de tecnologia da informação baseada em barganhas cooperativas irrestritas.
  • Autor: Silva, Anderson Aparecido Alves Da
  • Orientador: Kofuji, Sergio Takeo
  • Assuntos: Barganhas Cooperativas Irrestritas; Controles De Segurança; Teoria Dos Jogos; Kackers (Prevenção E Controle); Mobile Ad Hoc Network (Manet); Security Controls; Game Theory; Detection And Forecasting Attacks; Unrestricted Cooperative Bargains
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: Controles de segurança, também chamados de mecanismos de proteção, voltados para previsão e detecção de eventos indesejados são cada vez mais empregados em ambientes de Tecnologia da Informação (TI). O pouco entendimento sobre as características dos eventos indesejados que agem nos sistemas e a baixa compatibilidade existente entre os diversos mecanismos de proteção são problemas que se destacam neste tipo de cenário. Diferentes configurações dificultam a combinação dos resultados destes mecanismos e raramente dois ou mais controles de segurança se complementam. Por esse motivo, o agrupamento entre mecanismos de detecção e de previsão não é trivialmente resolvido. Neste trabalho é proposta uma arquitetura, denominada de Arquitetura Estratégica de Agrupamento - Strategic Grouping Architecture (SGA) - para agrupamento de controles de segurança voltados para detecção e/ou previsão, que tem como base a busca de um equilíbrio entre as configurações e os resultados individuais de cada mecanismo de proteção envolvido. Para alcançar este equilíbrio a arquitetura proposta divide a análise dos eventos (legítimos e maliciosos) que passam pelos controles de segurança em dois níveis de abstração: o técnico, onde são coletadas as configurações e os resultados dos controles de segurança; e o estratégico, onde os dados obtidos no nível técnico são analisados por meio de barganhas cooperativas irrestritas - Unrestricted Cooperative Bargains (UCB), conceito proveniente da Teoria dos Jogos, que busca a otimização e equilíbrio entre resultados. Justamente por ser realizada em um nível de abstração diferente, a análise gerada pelo SGA identifica a influência que cada configuração exerce nos resultados agrupados. Para explorar a capacidade da arquitetura proposta, dois experimentos, bastante diferentes, que envolvem a ação de eventos indesejados em ambientes de TI são conduzidos. Os resultados obtidos mostram a viabilidade do agrupamento de controles de segurança de detecção e previsão e a possibilidade do uso do SGA em outros ambientes, que não estejam necessariamente ligados à segurança de TI. Baseada na literatura científica a validação do SGA consiste de uma transformação prévia na categoria dos jogos estratégicos usados - cooperativos para não-cooperativos - e na busca de situações como o Equilíbrio de Nash (EN) e o ótimo de Pareto, que indicam os melhores resultados de um jogo.
  • DOI: 10.11606/T.3.2017.tde-21032017-154023
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2016-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.