skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Emotions of students involved in cases of bullying

Julliane Messias Cordeiro Sampaio Gabriela Valente Santos; Wanderlei Abadio de Oliveira; Jorge Luiz da Silva; Marcelo Medeiros; Marta Angélica Iossi Silva

Texto & Contexto Enfermagem Florianópolis v. 24, n. 2, p. 344-352, 2015

Florianópolis 2015

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2723643 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Emotions of students involved in cases of bullying
  • Autor: Julliane Messias Cordeiro Sampaio
  • Gabriela Valente Santos; Wanderlei Abadio de Oliveira; Jorge Luiz da Silva; Marcelo Medeiros; Marta Angélica Iossi Silva
  • Assuntos: VIOLÊNCIA ESCOLAR; BULLYING; SAÚDE ESCOLAR; AÇÃO INTERSETORIAL
  • É parte de: Texto & Contexto Enfermagem Florianópolis v. 24, n. 2, p. 344-352, 2015
  • Descrição: Este artigo objetivou estimar a prevalência de bullying escolar e identificar as emoções dos estudantes envolvidos. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, desenvolvido mediante a aplicação de um questionário em 232 estudantes do sexto ao nono anos do ensino fundamental de uma escola pública. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a grande quantidade de participação dos estudantes investigados em atos de bullying (39,6%), dos quais 22,2% eram vítimas e 17,4% agressores. A raiva foi a emoção prevalentemente experimentada pelas vítimas durante as agressões que sofriam. Já os agressores, em sua maioria, relataram que o fato de agredirem seus colegas não gerou emoções. A alta prevalência do bullying, suas características e as consequências negativas por ele acarretadas o configuram em problema de saúde pública. O estudo remete à importância da identificação das emoções associadas à ocorrência do bullying, tema ainda pouco explorado e que pode contribuir na construção do cuidado integral da saúde do escolar
    Este estudio tuvo como objetivo estimar la prevalencia del acoso escolar y identificar las emociones de los estudiantes involucrados em su violencia. Se trata de un estudio descriptivo transversal, desarrollado con 232 estudiantes del sexto al noveno año de la escuela primaria en una escuela pública. Entre los resultados, la participación de los estudiantes en intimidación fue de 39,6%, 22,2% eran víctimas y 17,4% eran agresores. La ira es la emoción predominante experimentada por las víctimas. En cuanto a los autores, la mayoría informó que no sintió emociones mientras que la agresión hacia sus compañeros. La alta prevalencia del acoso escolar, sus características y las consecuencias negativas que conlleva lo tiene configurarlo en un problema de salud pública. El estudio apunta a la importancia de identificar las emociones asociadas a la ocurrencia de acoso escolar, aún no exploradas tema que puede ayudar en la construcción de la salud integral de la escuela
  • Editor: Florianópolis
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 344-352.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.