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O sujeito e a ficção da escrita: uma articulação entre psicanálise, literatura e educação.

Radaelli, Juliana

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-06-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O sujeito e a ficção da escrita: uma articulação entre psicanálise, literatura e educação.
  • Autor: Radaelli, Juliana
  • Orientador: Mrech, Leny Magalhaes
  • Assuntos: Psicanálise; Clarice Lispector; Sigmund Freud; Jacques Lacan; Leitura/Escrita; Palavra; Reading/Writing; Psychoanalysis; Word
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho tem por objetivo verificar possíveis respostas singulares para a leitura/escrita, diante da queda de saberes universalizantes e de padrões sociais até há pouco vigentes, em virtude da perda de diretrizes claras e do conseqüente nascimento de um sujeito desamparado na/da própria linguagem, que não sabe mais o que é certo ou errado nem responde a questões básicas de sua vida, como: quando casar, que curso fazer, que família construir. Acreditamos que uma possibilidade de construção do novo (des)caminho esteja na articulação entre Psicanálise, Educação e Arte, mais especificamente, a arte literária, pois essa encontra-se vinculada à construção de teorias psicanalíticas a tal ponto que Freud e Lacan recorreram à Literatura para estruturar as bases do seu pensamento. Para atingir esse objetivo, percorremos os estudos de Freud e Lacan em busca de um melhor entendimento da palavra e, no último ensino desse, considerado seu estudo mais abstrato e inquietante, vislumbramos uma aproximação do real e da impossibilidade de se ter acesso ao saber total. E, diante do vazio radical que se percebe, é permitido ao sujeito contemporâneo desamparado criar sua própria estética, seu estilo. Nessa medida, a escrita de Clarice Lispector aponta como exemplo da construção de um estilo singular, a sugerir uma possível educação mais criativa e com mais respeito à singularidade de cada um, para que o ato de leitura/escrita seja compreendido como meio de comunicação e de transmissão não de saberes absolutos, mas de saberes que se tecem a partir da história pessoal de cada leitor/escritor.
  • DOI: 10.11606/D.48.2007.tde-08112007-093040
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-06-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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