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Análise da aplicação dos padrões TMN no gerenciamento de sistemas de CRM.

Vicente, Sandro Antônio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2003-09-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise da aplicação dos padrões TMN no gerenciamento de sistemas de CRM.
  • Autor: Vicente, Sandro Antônio
  • Orientador: Martucci Junior, Moacyr
  • Assuntos: Crm (Customer Relationship Management); Sistemas Abertos; Sistemas Distribuídos; Tmn (Telecommunication Management Network); Crm (Customer Relationship Management); Distributed Systems; Open Systems; Tmn (Telecommunication Management Architecture)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Sistemas Digitais
  • Descrição: Embora a tecnologia da informação (TI) venha sendo utilizada em aplicações de negócios desde a década de 60, foi só a partir do final da década de 80 que essas tecnologias transformaram-se em elementos essenciais para corporações de qualquer porte. Dessa forma, o perfil dos usuários de TI deixou de ser o das grandes corporações e passou a compreender também empresas de médio e pequeno porte. Atualmente, as TI são fartamente empregadas na realização e gestão de processos de negócios através de sistemas corporativos orientados para diversas finalidades como, por exemplo, ERP (Enterprise Resource Planning), SCM (Supply Chain Management) e CRM (Customer Relationship Management). Na medida que um sistema corporativo cresce e incorpora novas funcionalidades, cresce sua complexidade. Atualmente, tais sistemas compreendem diversos componentes heterogêneos, geograficamente distribuídos, administrados por diferentes organizações e seu gerenciamento apresenta-se como um novo desafio. Este trabalho analisa a aplicação de padrões abertos, definidos para a modelagem de sistemas distribuídos e para o gerenciamento de redes de telecomunicações, no gerenciamento de sistemas corporativos complexos. Especificamente, será analisada a aplicação do dos padrões TMN (Telecommunication Management Network), desenvolvido para o gerenciamento de redes de telecomunicações, no gerenciamento de sistemas de CRM, que apresentam extrema complexidade por envolverem diversas tecnologias, distribuição geográfica e diversas disciplinas (bancos de dados, ferramentas de análise de informações, redes de computadores, sistemas legados e diversas mídias de contato).
  • DOI: 10.11606/D.3.2003.tde-13112003-234029
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2003-09-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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