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Orientalismo em movimento: representações da dança do ventre em pinturas e literatura de viagem (séc XIX)

Assunção, Naiara Müssnich Rotta Gomes de ; Paschoal, Nina Ingrid Caputo

Revista Brasileira de Estudos da Presença, 2022, Vol.12 (1), p.1

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, GETEPE - Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance

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  • Título:
    Orientalismo em movimento: representações da dança do ventre em pinturas e literatura de viagem (séc XIX)
  • Autor: Assunção, Naiara Müssnich Rotta Gomes de ; Paschoal, Nina Ingrid Caputo
  • Assuntos: 19th century ; Archives & records ; Artistic representation (Imitation) ; Belly dancing ; Colonialism ; Cultural history ; Dance history ; Orientalism ; Said, Edward ; Sociopolitical factors ; Travel literature
  • É parte de: Revista Brasileira de Estudos da Presença, 2022, Vol.12 (1), p.1
  • Descrição: RESUMO Este artigo analisa representações da “dança do ventre” em pinturas e literatura de viagem produzidas por europeus(ias) no século XIX. Situando esta manifestação no tempo e no espaço, descrevendo características e sujeitos que foram importantes para o desenvolvimento desta prática, analisa-se sua profunda relação com o processo de colonização do Egito. Conclui-se que a dança praticada por homens e, sobretudo, mulheres no território egípcio passou por filtros e interpretações europeias antes de se consolidar no Ocidente como “dança do ventre”. Tal contexto sociopolítico deixou marcas ainda visíveis na forma como este repertório corporal é executado, representado e reputado na atualidade. ABSTRACT This article analyses representations of “belly dance” in paintings and travel literature produced by Europeans in the 19th century. Locating this dance in time and space, describing characteristics and subjects that were important for the development of this practice, it analyses its deep relationship with the colonization process in Egypt. We conclude that the dances practiced by men and, above all, by women in the Egyptian territory in the 19th century underwent European filters and interpretations before consolidating in the West as “belly dancing”. This socio-political context left visible marks in the way this body repertoire is performed, represented and reputed today. RÉSUMÉ Cet article vise à analyser les peintures et la littérature de voyage produites par les Européens au 19ème siècle qui représentaient la «danse du ventre» et à décrire des groupes représentés. Avec cela, il s'agit de situer cette manifestation dans le temps et l'espace, d'énumérer les caractéristiques et les sujets qui ont été importants pour le développement de cette pratique, ainsi que de comprendre la relation profonde qu'elle entretient avec le processus de colonisation de l'Égypte. Avec des informations exposées, il est possible de conclure que la danse pratiquée par les hommes et, surtout, les femmes sur le territoire égyptien a subi des filtres et des interprétations européennes avant de se consolider en Occident comme la «danse du ventre ». Ce contexte sociopolitique a laissé des traces visibles dans la manière dont ce répertoire corporel est aujourd'hui interprété, représenté et reconnu.
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, GETEPE - Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance
  • Idioma: Inglês;Português

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