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Associação entre parâmetros radiográficos e clínicos durante a terapia de manutenção periodontal em lesões de furca classe II

Patrícia Ramos Cury Jon Bowie; Enilson Antonio Sallum; Marjorie Jeffcoat; Ney Soares de Araújo

Brazilian Oral Research v. 18, n. 2, p.116-120, April/June 2004

São Paulo 2004

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  • Título:
    Associação entre parâmetros radiográficos e clínicos durante a terapia de manutenção periodontal em lesões de furca classe II
  • Autor: Patrícia Ramos Cury
  • Jon Bowie; Enilson Antonio Sallum; Marjorie Jeffcoat; Ney Soares de Araújo
  • Assuntos: PERIODONTITE; OSSO E OSSOS; RADIOGRAFIA; DIAGNÓSTICO; DEFEITOS DA FURCA
  • É parte de: Brazilian Oral Research v. 18, n. 2, p.116-120, April/June 2004
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre medidas clínicas e radiográficas durante a terapia de manutenção periodontal e a confiabilidade de medidas clínicas periodontais repetidas para o diagnóstico precoce de destruição periodontal de lesões de furca classe 11. Dezoito lesões de furca classe 11 em molares inferiores foram incluídas neste estudo. Radiografias padronizadas e medidas do nível clínico de inserção vertical (NCI-v) e da profundidade de sondagem (PS) foram obtidas imediatamente antes do tratamento cirúrgico e aos 6, 12, 18 e 24 meses após a cirurgia. Um total de 72 pares de radiografias foram subtraídos após correção das distorções geométricas e de contraste, e a altura de ganho/perda óssea (AO) (em mm) foi medida. Não houve correlação estatisticamente significante entre NCI-v e AO. Houve uma correlação estatisticamente significante entre redução na PS aos 24 meses e aumento na AO aos 18 meses (r = 0,5, P < 0,05). Os resultados deste estudo sugerem que medidas clínicas e radiográficas refletem diferentes características da reparação e destruição periodontais e medidas clínicas longitudinais repetidas do NCI-v não são confiáveis para o diagnóstico precoce de destruição periodontal em lesões de furca classe II
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: p. 116-120.
  • Idioma: Inglês

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